Fundação Aleijadinho ganha terreno da Novelis

Ouro Preto,
16 de Dezembro de 2014

Em meio às discussões sobre o fechamento da Novelis em Ouro Preto, na tarde da sexta-feira (5) a fábrica de alumínio anunciou a doação do terreno onde está instalada sua sede para a Fundação Aleijadinho. Desde 2001 o prédio já era utilizado pela Fundação em regime de comodato.

“A Novelis sempre teve uma co-relação muito grande com a fundação e agora, com o fechamento da fábrica, nós quisemos continuar essa parceria, esse compromisso com a Fundação. Por isso estamos transferindo o imóvel, que passa a ser da fundação em benefício de toda comunidade de Ouro Preto”, declarou Eunice Lima, diretora de Relações Institucionais da Novelis.

De acordo com Flávio Franco, diretor Financeiro da Fundação, a parceria com a Novelis sempre gerou resultados positivos para a comunidade, uma vez que a vocação da entidade é a promoção da inclusão social por meio da formação profissional e cidadã. “A Novelis sempre apoiou a Fundação e neste momento não é diferente. Agora, é olhar para o futuro e estabelecer mais parcerias para nos tornarmos cada vez mais sustentáveis”, comenta Flávio Franco, diretor Financeiro da entidade.

O imóvel doado tem metragem total de 6.756 m², sendo que 5.055 m² são de área construída, o que compreende o prédio onde está instalada a sede da Fundação e as demais intuições que exercem suas atividades no local, como o Senai e a Fábrica de Sabonetes, da Fundação Sorria.

Outros projetos

Na ocasião, Eunice Lime falou de outros projetos previsto para a cidade em parceria com a prefeitura, como a intenção de transformar o Lago do Azedo em uma área de convívio e prática esportiva. “Nós estamos desenvolvendo o projeto para apresentar à superintendência de meio ambiente. Nós continuaremos responsáveis pela gestão de resíduos que tem na área e a prefeitura ficaria responsável pela manutenção do espaço”, explicou. Outro projeto apresentado ao prefeito foi de uma equipe de arquitetos liderado por Mauro Munhoz, que a promoção da Feira Literária, que já ocorreu em Parati. “A nossa intenção é promover o evento também em Ouro Preto. O objetivo é identificar a vocação da cidade para novos empreendimentos e oportunidade de desenvolvimentos na cidade”, descreveu Eunice.

Protesto contra o fechamento

Trabalhadores e representantes sindicais fizeram uma manifestação na tarde da quarta-feira (10) na Praça Tiradentes. Com cruzes de madeira os manifestantes protestaram contra o fechamento da Novelis, que irá eliminar mais de 350 postos de trabalho.

A ação foi liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Julião e o objetivo é reverter as demissões na Novelis, assim como o reflexo econômico que pode-se gerar em toda região.

Já no dia 18, quinta-feira, acontecerá uma audiência na Vara do Trabalho de Ouro Preto, em que se irá debater questões previdenciárias, trabalhistas, ambientais e de saúde dos trabalhadores da empresa.

Fundação Aleijadinho ganha terreno da Novelis - Foto de Michelle Borges
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook