Fundação Renova destaca andamento das ações de reparação nas áreas atingidas pela lama de Fundão

Mariana,
14 de Julho de 2017

Em função de informações infundadas, divulgadas recentemente, sobre as ações conduzidas pela Fundação Renova, a entidade destaca os dados reais sobre o processo de reparo e recuperação que está em andamento em conjunto com várias esferas da sociedade.

Sobre as indenizações, atualmente, cerca de 180 mil pessoas já foram atendidas nos programas de auxílio financeiro, indenização e antecipação. A soma dos valores já pagos chega a, aproximadamente, R$ 400 milhões. O pagamento das indenizações é organizado por meio de um cadastro, cuja adesão é voluntária. A construção do cadastro, assim como o seu monitoramento, é acompanhado pelo Comitê Interfederativo (CIF), que congrega mais de 40 organizações públicas e da sociedade civil. “Certamente ele não é perfeito, sua aplicação gera desconfortos. A Fundação Renova também está incomodada com a velocidade da aplicação do processo de indenização em curso, mas a sua completa desqualificação certamente não contribui para os anseios da população atingida”, considera a direção da instituição. Além do cadastro, a Fundação usa outras metodologias para indenização, relacionados aos aspectos culturais, comunitários, ambientais e econômicos, de forma integrada.

Já quanto à inadimplência com fornecedores em Mariana, a solução foi um acordo jurídico diferenciado. A Fundação pagou as dívidas deixadas pela empresa Gonçalves e Costa na região e irá cobrar na Justiça o ressarcimento desses valores para aplicá-los no processo de reparação em curso.

No caso da reconstrução de Bento Rodrigues, a Renova está ajustando, com os órgãos competentes, questões administrativas e técnicas que, necessariamente, precedem o processo de licenciamento ambiental. Essas definições são fundamentais para que sejam cumpridos os requisitos legais e o cronograma de início das obras, previsto para o segundo semestre de 2017.

Paralelamente, a Fundação Renova iniciou o detalhamento de projetos, os processos concorrenciais e a compra de materiais para acelerar e viabilizar o início da implantação.

A Fundação entende que alguns dos processos em andamento estão mais demorados do que o esperado, mas está dedicando esforços e recursos para reduzir esse atraso.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook