Futuro Parque Ecoagropecuário de Itabirito já é referência na região

Itabirito,
28 de Junho de 2012

Localizado no Córrego do Bação, parque será espaço de lazer, turismo e agronegócios

Com o objetivo de desenvolver e valorizar as atividades agropecuárias do município, a Prefeitura de Itabirito inova e destaca-se em toda a região com a construção do Parque de Exposição Ecoagropecuário. Localizado no Distrito do Córrego do Bação, a 8 km do centro da cidade, o local abrigará o Jardim Botânico Municipal e será um espaço de lazer, turismo e agronegócios. “Devido à qualidade e magnitude desse projeto, não temos dúvida, Itabirito terá a oportunidade de receber eventos regionais e nacionais, suprindo a carência de espaço para as atividades agropecuárias”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Magno de Almeida.

A gestão do parque ficará a cargo da Associação Gestora do Parque Agropecuário de Itabirito, Agepei, composta por entidades ligadas ao meio rural, criada e apoiada pela Prefeitura. “Essa iniciativa da atual administração garante mais autonomia, gerência de qualidade e a segurança de continuidade, pois independe de política ou de falta de verba. Além de que, pela experiência no assunto, a associação saberá administrar muito melhor que nós, do poder público”, ressalta Humberto Braz, diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura de Itabirito.

“Esta é uma conquista memorável para todos nós. A localização do parque é excelente. Temos naquela localidade a cultura voltada para a agropecuária e isto vem de encontro a toda comunidade, proporcionando desenvolver atividades que os itabiritenses sempre desejaram”, comemora Márcio Antônio dos Reis Gurgel, Presidente da Agepei.

No terreno de, aproximadamente, 48 mil m² funcionará a sede da Agepei, a associação comunitária do Córrego do Bação, com sede e área esportiva, e a Ecovila, com sede e espaço para horta comunitária. O local também servirá de sede para o Sindicato dos Produtores Rurais de Itabirito e entidades afins, como o Clube do Cavalo, Associação dos Tropeiros da Estrada Real e Convivência e multiuso, além da área de rodeios e exposição de animais.

Outro grande destaque do projeto é a criação do Jardim Botânico Municipal, em uma área integrada ao parque. O jardim será administrado pela Prefeitura, onde funcionará o Horto Florestal e o Viveiro Municipal que, segundo o diretor da divisão de Agropecuária, José Agostinho Antunes, “funciona desde 1993, próximo a área da VDL, o que dificulta a visitação, pois é preciso atravessar toda a área industrial da empresa, gerando transtorno e risco de acidentes”. Com a nova localização, o Horto Florestal terá um mirante, onde será possível visualizar todo o parque e também o viveiro. Com a estrutura, o Jardim Botânico poderá receber comunidades estudantis para visitação, estudos, pedagógicos, ambientais e laboratoriais de pesquisas florestais, além de atividades ligadas ao meio ambiente.

Atendendo o contrato da Prefeitura, todo projeto arquitetônico foi realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito, a Adesita, responsável pela fiscalização e acompanhamento da obra. A Prefeitura já iniciou a obras de infraestrutura, como asfaltamento e a instalação da rede elétrica, água potável e estação de tratamento de resíduos sólidos. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados no final de outubro.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook