Gestão de Resíduos tem protocolo assinado

Mariana,
01 de Outubro de 2011

Na última sexta-feira (23), a Prefeitura Municipal de Mariana e o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) assinaram o protocolo de intenção para a implantação do projeto piloto de gestão de resíduos na cidade.

A intenção é consolidar o programa de coleta seletiva, incorporando os catadores do Centro de Aproveitamento de Materiais Recicláveis (CAMAR) e aprimorando o processo já existente, através do auxílio do CMRR.

Um grupo gestor fará um histórico e um diagnóstico da geração de resíduos de Mariana para, posteriormente, serem feitas a assessoria técnica e a aquisição de materiais necessários para o desenvolvimento da coleta seletiva. Todo o processo atual será analisado, desde a varrição das ruas até o produto final da coleta. O diretor executivo do CMRR, José Aparecido Gonçalves, defende que “é necessário mudar a filosofia do lixo”.

A responsabilidade do município é ter uma equipe interna para dar continuidade a esse trabalho. A parceria com o CMRR faz com que cada etapa tenha um prazo a ser cumprido, a fim de garantir o sucesso do projeto.

Marcelo Albano Morais, Secretário do Meio Ambiente, mostra-se otimista em relação ao novo projeto. Segundo ele, após a implantação, Mariana será referência em “reciclar com competência”. Além disso, ao aprimorar o processo da coleta seletiva, a vida útil do aterro sanitário local tende a aumentar.

O projeto piloto é uma parceria da Prefeitura Municipal de Mariana, do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, do Serviço Voluntário de Assistência Sustentável e da Fundação Estadual do Meio Ambiente.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook