Gestão do Turismo em Ouro Preto é exemplo para cidades mineiras

Ouro Preto,
20 de Janeiro de 2017

Na quarta-feira, 11/01, o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Felipe Guerra, recebeu gestores da cidade de São João Nepomuceno para explicar como é feita a administração do turismo aqui no município. Vice-prefeito e secretário de São João pretendem criar parcerias e se espelhar no modelo adotado por Ouro Preto para impulsionar o turismo da cidade a qual administram.

Felipe apresentou ao vice-prefeito, Sebastião Barbosa, e ao secretário de Desenvolvimento, Jairo Nogueira, um pouco sobre a história local e como são planejadas e executadas algumas ações que auxiliam na organização e sustentabilidade do setor.

Sebastião Barbosa explicou que a visita a Ouro Preto faz parte de um novo projeto da cidade de São João Nepomuceno que visa implantar o Turismo Rural e Ecológico, já que é um setor pouco explorado até o momento, e que Ouro Preto é uma referência em ações para o Turismo. Eles fizeram um levantamento de dados antes da visita, principalmente em relação ao Turismo em Lavras Novas. Sebastião relatou ainda que Felipe Guerra se dispôs a intercambiar proposta junto à UFOP para a qualificação de pessoal daquela cidade a fim de fomentar o setor de forma planejada e profissional.

Já o secretário de Desenvolvimento, Jairo Nogueira, elogiou a capacidade técnica de Felipe Guerra e disse que o Turismo pode ser uma alternativa para São João Nepomuceno na geração de trabalho, emprego e renda. “Estamos voltando entusiasmados com o que vimos e ouvimos em Ouro Preto e tentaremos colocar, com ajuda do Felipe, nossa cidade no mapa do Turismo Rural de Minas o mais rápido possível”, planeja.

Felipe Guerra explicou como é tratada a gestão do Eco Turismo aqui e como se planeja fazer daqui para frente. Ele ressaltou a importância de estar sempre em contato com a gestão de outras cidades a fim de saber como é tratado o setor e a visão destes sobre Ouro Preto. “Turismo é um negócio, um gerador de desenvolvimento econômico e social, e esta interação com outras cidades é muito importante, pois passamos um pouco do nosso conhecimento e recebemos em troca o conhecimento deles”, analisa.

Felipe ainda apresentou aos gestores de São João Nepomuceno um modelo de gestão de projetos em Eco Turismo e ressaltou a relação, cada vez mais próxima, com a Universidade Federal de Ouro Preto, o que pode abrir as portas para intercâmbios de capacitação dos empresários locais para receberem melhor o turista e investirem mais acertadamente no setor.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook