Glaura recebe Conjunto de Pontes restaurado

Ouro Preto,
30 de Setembro de 2013

Prefeitura entregou obras de restauro nesta terça-feira

A Prefeitura de Ouro Preto em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (Adop) e empresa Novelis entregaram à comunidade ouro-pretana, na terça-feira (21) as obras de restauro do Conjunto de Pontes Ana de Sá, no distrito de Glaura. Datadas do século XVIII, as pontes configuram ainda importante meio de acesso para as comunidades de Soares e Ana de Sá.

“Qualquer pessoa que passar pela ponte vai poder ver que, além de bonita, a obra ficou segura, que é o mais importante para a comunidade. Além disso, como patrimônio natural e histórico, o conjunto irá encantar os observadores”, ressalta o prefeito José Leandro Filho.

Os recursos para a obra foram captados por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio exclusivo da Novelis. O projeto foi realizado e gerido pela Adop. No total, foram investidos aproximadamente R$ 214 mil na restauração, com 100% de mão de obra e materiais locais. “A Novelis sempre participa de projetos nas regiões em que ela está presente. Essa obra vai atender principalmente à comunidade, com segurança”, explica o gerente de operações da empresa, João Bosco Costa.

O coordenador do Comitê de Parceiros da Adop, Gabriel Nahim Tropia, ressalta a parceria entre Adop, Novelis e Prefeitura. “Com esse projeto, nós desoneramos os cofres públicos buscando investimentos da iniciativa privada. É uma ponte tricentenária que estava abandonada e agora está entregue à comunidade no prazo previsto inicialmente”.

Durante a entrega da restauração, o presidente da Associação de Moradores da Comunidade de Soares, Martinho Gricério da Silva, ressaltou a importância desse investimento para a população local. “Não tenho nem palavras para falar o quanto essa restauração nos ajudou. Nós achávamos que um dia essas pontes iriam cair e ficávamos preocupados principalmente com os estudantes que têm que passar por aqui todos os dias”, lembra. Também foi entregue um certificado de colaborador benemérito ao morador Dr. José Maurício Siqueira, que cedeu um imóvel para servir como canteiro de obra, o qual leu uma poesia de sua esposa Orlene Siqueira no ato, reconhecendo a importância das pontes.

Conjunto de Pontes Ana de Sá Construídas com estruturas metálicas e tabuleiro em madeira sobre o Rio das Velhas e um córrego afluente do mesmo, as pontes tiveram papel estratégico à época da mineração de ouro. Por este caminho, segundo relatos dos próprios viajantes, passaram Dom Pedro I, Dom Pedro II e vários exploradores, como Richard Burton, que por ali transitou em 1868. Em 2007, o Conjunto foi tombado pelo Município devido à sua importância histórico-cultural-paisagística, diferenciando-se das demais pontes de Ouro Preto, geralmente de pedra e em abóbada, pelo seu arranjo estrutural, aspecto e material empregado.

Após a reforma, a capacidade das pontes mais do que dobrou, passando de 6 para 15 toneladas e o fluxo de pedestres e de veículos passará de aproximadamente 25 para 120 por dia.

Glaura recebe Conjunto de Pontes restaurado - Foto de Fernando HelbertGlaura recebe Conjunto de Pontes restaurado - Foto de Fernando HelbertGlaura recebe Conjunto de Pontes restaurado - Foto de Fernando Helbert
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook