Golpe é aplicado em familiares de pacientes internados na Santa Casa de Ouro Preto

Ouro Preto,
19 de Agosto de 2016

Cuidado! Estelionatários se passam por equipe médica e têm acesso a dados sigilosos. Santa Casa alerta que não pede transferência bancária por telefone

Em Ouro Preto tem crescido o número de pessoas vítimas de golpes via telefone. Os estelionatários fingem vender algo, ou serem amigos afastados da família, e obtêm informações para a aplicação do golpe. Desta vez a ação é muito mais grave e atinge familiares de pacientes internados na Santa Casa de Ouro Preto.

O golpe consiste em ligar para a casa do paciente, aproveitar da fragilidade dos parentes de pacientes internados no hospital e solicitar transferência em dinheiro para que procedimentos médicos sejam realizados em outra cidade. Uma pessoa, que se passa por funcionário de saúde, informa que não há vaga pelo SUS e que o paciente deve realizar um procedimento de urgência.

A questão é que os criminosos têm acesso a dados sigilosos, o que leva a vítima a crer na realidade dos acontecimentos. “Com saúde não se brinca.

Quando recebemos a ligação, não pensamos duas vezes. O que você quer é salvar a vida da pessoa. A última coisa em que pensamos é que seria um golpe.

Eles passam detalhes muito minuciosos. Não imaginamos que seria um golpe. E pelo SUS a gente sabe bem como tudo funciona”, conta umas das vítimas do golpe, que preferiu não se identificar. Neste caso a vítima chegou a fazer a transferência de R$ 1.500 para a conta de uma mulher em Rondonópolis. O caso está em investigação.

Um requerimento foi aprovado na reunião da Câmara solicitando à Santa Casa de Ouro Preto informações sobre a ação dos falsários. “É uma denúncia muito séria. É um absurdo. Essas pessoas estão tendo acesso a dados sigilosos. É preciso averiguar isso com urgência para que não tenhamos mais vítimas”, pontuou o autor do requerimento, Chiquinho de Assis.

A Santa Casa afirma que está ciente e que sempre alerta seus pacientes e funcionários. “Nós sempre nos preocupamos em manter nossos colaboradores, pacientes e familiares informados acerca desses golpes. Os orientamos de como proceder em casos como esses, evitando que as pessoas sejam lesadas.

Aproveitamos a oportunidade para informar à população que o hospital não realiza ligações telefônicas para solicitar depósito em conta, como forma de pagamento dos serviços prestados”, reiterou em nota.

Golpe é aplicado em familiares de pacientes internados na Santa Casa de Ouro Preto
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook