Governo concede licença para construção do novo Bento Rodrigues

Mariana,
13 de Julho de 2018

Com a liberação, Fundação Renova tem 22 meses para entregar o novo Bento pronto para a comunidade

Uma etapa importante para a construção do novo Bento Rodrigues foi conquistada no dia 5 de julho. A Superintendência de Projetos Prioritários (Suppri) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) emitiu a licença ambiental para a construção do loteamento que receberá os moradores da vila atingida em novembro de 2015 pelos rejeitos da barragem de Fundão.

A Licença Prévia (LP) a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação (LO) foram obtidas em fase única. Os estudos ambientais, bem como documentos referentes ao projeto, passaram por avaliações técnica e processual nos órgãos públicos.

O novo Bento será construído na região conhecida como Lavoura, terreno aprovado pelos moradores, que possui 98 hectares. O terreno fica a 8 Km do antigo distrito tomado pela lama. A autorização da Semad para o reassentamento de 238 famílias inclui licenças prévias, de instalação e operação. Com a licença concedida, a Fundação tem o prazo de 22 meses para entregar o novo Bento pronto para a comunidade. Mas, de acordo com a Fundação, o início das obras de infraestrutura depende da anuência da Secir e ainda é preciso que a Prefeitura de Mariana receba e analise a licença para conceder o alvará de construção.

O que já foi feito

Após dois anos e oito meses desde o rompimento da barragem de Fundão, considerada a maior tragédia ambiental do Brasil, a Fundação Renova, por meio do projeto Vimver, mostrou para a imprensa da região, durante toda a quinta-feira (5) os trabalhos de reparação e recuperação da área verde degradada.

As comunidades que se desenvolveram nas planícies e baixadas ao longo dos rios Gualaxo, Carmo e Doce foram atingidas de diferentes maneiras. Algumas tiveram sitiantes afetados, outras acessos como ponte e estradas, equipamentos públicos ou sua própria sede. Em Barra Longa, um exemplo é o sítio Soarez, de Rafael e Adelina Arcanjo Rola. Eles não tiveram a propriedade afetada diretamente, mas a via de entrada para o sítio, e o rio onde o gado se se alimentava, foram muito prejudicados. Uma doação do show da banda Pearl Jam permitiu que o sítio Soarez se tornasse uma unidade demonstrativa do desenvolvimento Rural sustentável. Há aproximadamente um ano e meio, o local realiza o manejo racional de pastagem. “No começo foi difícil aceitar tanta mudança, mudar o jeito de trabalhar, mas hoje a gente vê a melhora, a mudança gradual. Tem sido muito bom”, confessa Rafael.

A recuperação da pastagem adotada no sítio Soarez faz parte das ações da Renova nas propriedades rurais vizinhas. “A meta é a retomada gradual das atividades agropecuárias até 2021. O nosso objetivo é que as propriedades no futuro estejam ainda melhores que antes da tragédia. O programa busca melhorar e aumentar a sensibilidade da propriedade e facilitar o trabalho do produtor rural. Ao mesmo tempo, se tem uma garantia na parte de restauro florestal, aumentando a produtividade do produtor rural e diminuindo o seu trabalho, consequentemente se tem uma melhoria de qualidade de vida. Esse é o nosso objetivo”, destacou George Peixoto, líder de operações.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook