Grupo Galpão emociona com peça Romeu e Julieta

Mariana,
30 de Julho de 2012

Vinte anos depois de sua estréia em Ouro Preto, em 1992, com Romeu e Julieta, o Grupo Galpão encenou novamente a atualização dessa obra de Shakespeare, fazendo as honras da tarde no último dia do Festival de Inverno desse ano, em Mariana. A apresentação emocionou centenas de pessoas que se juntaram, ao ar livre, na Praça da Sé para apreciar o evento, no domingo, 22/07. Fossem os sinos da Catedral, fosse o parapente sobrevoando o público, nada fora do espetáculo roubava a atenção dos espectadores.

De acordo com o site do grupo “a concepção de Gabriel Villela para o Galpão transpôs a tragédia dos dois jovens apaixonados para o contexto da cultura popular brasileira”. “A gente coloca o narrador em uma narrativa de Guimarães Rosa”, explica a atriz Fernanda Vianna, a Julieta. De acordo com ela, a peça é uma remontagem da primeira edição, que aconteceu em 1992. Isso se deu devido ao convite do Shakespeare’s Globe Theatre, de Londres, onde o grupo executou uma série de apresentações.

Para quem pela “primeira vez” viu o Galpão, o espetáculo impressiona: “Muito bacana, muito lindo mesmo”, admira-se Mateus Fagundes, estagiário da Rede Minas. Para ele, foi surpreendente a receptividade dos espectadores: “em relação ao público, eu sei que ia lotar, mas não tanto”. Em relação à abordagem abrasileirada da peça, comenta sobre momentos curiosos, principalmente sobre a personagem de Teuda Bara, que no momento agiu como a figura que “se corrompe”. Durante o ato, Romeu lhe oferece uma recompensa por serviços prestados e ela diz “não”. No entanto, “a forma como foi colocada é explicitamente brasileira. Ela recusa a propina, mas fica com a mão estendida”, brinca.

Grupo Galpão emociona com peça Romeu e JulietaGrupo Galpão emociona com peça Romeu e JulietaGrupo Galpão emociona com peça Romeu e JulietaGrupo Galpão emociona com peça Romeu e Julieta
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook