Grupo Teatral traz olhar expandido sobre a inclusão para os palcos de Itabirito

Itabirito,
09 de Setembro de 2014

Depois de passar pelo Maranhão, o grupo teatral Os Inclusos e Os Sisos, projeto de arte e transformação social da ONG carioca Escola de Gente faz, em Minas Gerais, a segunda parada da turnê que está levando cultura com acessibilidade para seis cidades brasileiras. No dia 16 de setembro, o grupo apresenta em Itabirito o espetáculo Ninguém Mais Vai Ser Bonzinho – Em Esquetes. Com o patrocínio da mineradora Vale, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Com direção de Mariana Rebello, o espetáculo conta com todos os recursos de acessibilidade na comunicação previstos em lei: intéprete de Libras, legenda eletrônica, audiodescrição das cenas, programas em braile, visita guiada ao cenário, atendimento prioritário para pessoas com deficiência e reserva de assentos para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Todo esse esforço conjunto da Escola de Gente, da Vale e do Ministério da Cultura vai ao encontro do que determina a legislação brasileira e internacional sobre Direitos Humanos, especialmente o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, ratificada no Brasil pelo Decreto Legislativo 186/08 e Decreto Federal 6.949/09, e o Decreto 5.761/06. Baseada no livro homônimo da jornalista e fundadora da Escola de Gente, Claudia Werneck, recomendado por Unesco e Unicef, a peça “Ninguém mais vai ser bonzinho” tem como tema central a urgência em se promover uma sociedade inclusiva, passando da fase de conscientização para a de ação. Além de assistir aos espetáculos, o público também poderá participar de oficinas de teatro, ministradas pelo grupo Os Inclusos e os Sisos com a supervisão da Escola de Gente. As Oficinas de Teatro Acessível foram criadas pela Escola de Gente no ano de 2010 para fazer com que artistas e produtores culturais experimentem impasses e encontrem soluções para sempre garantir o direito à participação e à comunicação de pessoas com deficiência em espetáculos de teatro, dança, concertos musicais, etc. As oficinas têm vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas através do e-mail escoladegente@escoladegente.org.br. A apresentação única é no dia 16/09 – 10h na Casa de Cultura Maestro Dungas (Rua Carlos Michel, 1 – Centro) e a Oficina de teatro vai das 15h às 18h na APAE (Rua Dr. Eurico Rodrigues, 378 – Praia).

Grupo Teatral traz olhar expandido sobre a inclusão para os palcos de ItabiritoGrupo Teatral traz olhar expandido sobre a inclusão para os palcos de Itabirito
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook