Guarda Municipal de Itabirito está em greve por tempo indeterminado

Itabirito,
17 de Março de 2014

A Guarda Municipal de Itabirito está em greve desde o dia 28 de fevereiro. Entre as reivindicações está a criação do Estatuto dos Servidores da Guarda e o Plano de Carreira, Cargos e Salários.

A decisão foi tomada em Assembléia sindical com a comissão da Guarda Civil Municipal e assessoria Jurídica do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itabirito (SINDSEMI). Inicialmente a greve é em regime de aquartelamento, ou seja, os servidores vão permanecer no posto de serviço, até que se tenha uma proposta concreta do executivo ou decisão judicial.

Segundo integrantes da Guarda, todas as tentativas de diálogo com a prefeitura foram em vão. “Anteriormente, ao comunicarmos sobre a greve, houve várias conversas com o município, porém não houve o atendimento das reivindicações” afirma o guarda municipal Antõnio Alberto de Oliveira Costa.

“Quanto aos projetos que estão para votação na Câmara Municipal, o projeto de lei 01/2014 - Estatuto dos Servidores Geral, inicialmente tem vários pontos a serem discutidos, por exemplo: o texto diz que a GCM ‘poderá’ ter estatuto próprio, mas não afirma. Isto contradiz a lei de criação da GCM de 2004, que diz no seu art 9º, que a Guarda Municipal será regida por estatuto e plano de carreira próprio. Este é um dos pontos críticos”, destaca Alberto. Na reunião da câmara do dia 10 os guardas estiveram presentes para pedir apoio dos vereadores.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook