Guarda Municipal intensifica segurança com ronda nos bairros e patrulha 24h

Mariana,
18 de Outubro de 2014

Com o objetivo de promover mais segurança à população, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Defesa Social, implanta o serviço de patrulhamento preventivo nas ruas da cidade. Ao todo, 30 guardas e três viaturas estão nas ruas 24 horas, inclusive no período da madrugada.

Com isso, a Guarda Municipal poderá fazer atendimento imediato e de maior qualidade para a comunidade, com deslocamento mais rápido e ágil, atendendo todos os bairros do município. “A população necessita, e essa ação é muito importante, porque visa à continuação de diversas atuações que estão sendo feitas para garantir maior segurança aos marianenses”, afirmou o secretário de Defesa Social, José Luiz Furst.

Considerada a melhor do Estado, a Guarda Municipal de Mariana foi criada em 2003, na primeira gestão do prefeito Celso Cota. A corporação, que conta com 122 agentes, recebeu sete novas viaturas, modelo Fiat Palio Weekend e seis novas motos Honda XRE 300. Com recursos próprios, a prefeitura investiu R$ 600 mil nas aquisições. “Investir em segurança pública, é investir na qualidade de vida do nosso povo. Hoje, temos uma guarda equipada e eficiente, que serve de modelo não só em Minas Gerais, mas também em outros estados”, destacou o prefeito Celso Cota.

Ronda nos bairros

Com mais de 30 guardas municipais e sete viaturas, a Secretaria de Defesa Social vai trabalhar com o programa “Ronda do Bairro”. A ideia foi criada para proporcionar mais segurança à população e promover maior interação com a comunidade marianense.

Cada viatura vai trabalhar e promover a segurança de um setor, que contará com uma viatura e dois profissionais. O projeto Ronda do Bairro é uma forma de manter a Guarda Municipal mais próxima do cidadão. Além de bairros, os agentes também já realizam o patrulhamento nos distritos. Agora, com o programa, as ações serão intensificadas com uma viatura fixa.

“Vamos dividir a cidade em quatro áreas integradas de segurança comunitária para que o serviço seja setorizado. Essa divisão levou em consideração algumas características dos bairros como número de escolas, bancos, comércios, setor residencial, entre outros. O mais importante é que a população se sinta ainda mais protegida com o novo projeto”, disse o secretário de Defesa Social, José Luiz Furst.

Guarda Municipal intensifica segurança com ronda nos bairros e patrulha 24h - Foto de Kaio BarretoGuarda Municipal intensifica segurança com ronda nos bairros e patrulha 24h - Foto de Kaio BarretoGuarda Municipal intensifica segurança com ronda nos bairros e patrulha 24h
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook