Guarda Municipal procura solucionar problema de falso guia turístico

Mariana,
23 de Março de 2012

Após vários delitos cometidos por um falso guia turístico nas proximidades da Praça da Sé, a Guarda Municipal de Mariana busca solucionar o problema deste cidadão, procurando apoio com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

A Guarda Municipal de Mariana, através da sua comandante, Letícia Delgado, declarou que o falso guia turístico, conhecido como Paulo, tem provocado vários transtornos aos cidadãos marianenses. “Há algum tempo ele vem reincidentemente agredindo pessoas nas ruas da cidade. A Guarda Municipal já atuou em casos de agressão envolvendo o guia. O mais recente foi mais grave, pois causaram danos a integridade física da vitima”, afirmou a comandante.

O falso guia tem passagens pela Polícia pela prática de crime de lesão corporal prevista no artigo 129 do Código Penal, algumas de natureza leve, outras mais graves. Nas ocorrências em que a Guarda Municipal atuou, foi dada voz de prisão em flagrante delito e encaminhado o autor à autoridade competente, que é o Delegado de Polícia. “Este, por sua vez, encontrou dificuldade para lavrar o auto de prisão, por se tratar de cometimento de crime de menor poder ofensivo, registrando apenas o TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência)”, completa Letícia.

Finalizando, a comandante continua que “a situação se torna ainda mais preocupante, pois há indícios de que o autor da agressão é portador de doença mental, se enquadrando no artigo 26 do Código Penal, que dispõe acerca dos inimputáveis, ou seja, são isentos de penas. A Guarda Municipal fez contato com o CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) para tentar solucionar o problema e fomos informados de que o agressor fazia o acompanhamento psicológico, porém voluntariamente interrompeu o tratamento. Dessa forma, a psicóloga entrou em contato com a família do autor e novamente será iniciado um novo trabalho”.

Segundo a responsável pelo CAPS, Paulo já está passando pelo processo de exames diversos, sendo que seus resultados não são concluídos de um dia para outro e se prontificou em dar detalhes sobre o tratamento dentro das próximas semanas.

O que é o CAPS?

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) fazem parte da Reforma Psiquiátrica Brasileira e abrem caminho para um acompanhamento mais humanizado, devendo substituir o Hospital Psiquiátrico no país.

Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários e que oferecem atendimento diário.

Aviso

A Guarda Municipal informa que o cidadão que visualizar pelas ruas o suposto guia turístico Paulo, deve entrar em contato imediatamente com a GM através do número 153.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook