Guias credenciados não aceitam Programa “Monitor”

Mariana,
04 de Agosto de 2013

Guias de turismo que atuam em Mariana têm contestado a divulgação feita pela Prefeitura de Mariana a respeito do lançamento do Programa Monitor. De acordo com a Prefeitura, a projeto visa trazer treinamentos aos profissionais com a devida especialização na área.

O objetivo principal da especialização é que os monitores garantam a qualificação necessária para que sejam registrados pelo Ministério do Turismo como guias através de um curso específico. Trata-se de uma espécie de especialização, para que os interessados tenham condições de seguir a carreira de guias.

A Associação de Guias de Turismo do Brasil em Mariana reclama que não foram informados do programa, sendo assim, não participam da qualificação. Eles dizem que a escolha dos monitores para participar do programa não teve critérios. Além disso, temem que a falta de coordenação do Programa Monitor por parte de guias credenciados pela Associação, não garantam uma formação adequada. Há denúncias de pessoas que se apresentam como “guias” na cidade, tornando o turismo tendencioso no casos de comerciantes, que pagam comissões para que levem turistas às suas lojas, hotéis ou pousadas.

Em resposta, a Secretaria de Cultura e Turismo reafirmou sua intenção de apenas colaborar para a formação de pessoas com capacidade para atuar como guias. Explicou ainda que o treinamento está sendo feito com ênfase em tais problemas, pelos quais passa hoje o turismo de Mariana.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook