Horário de verão termina no fim de semana

Itabirito, Mariana e Ouro Preto,
16 de Fevereiro de 2018

Moradores do Sudeste, Sul e Centro-Oeste precisarão atrasar relógio em 1 hora

O horário de verão chega ao fim neste fim de semana nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. À meia-noite entre sábado 17 e domingo 18, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora.

Em vigor desde outubro do ano passado, o horário de verão em 2018 será reduzido em duas semanas. Ao invés de começar em outubro, será no primeiro fim de semana de novembro. A medida atende a um pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Gilmar Mendes, devido as eleições deste ano. Segundo o tribunal, a medida evita atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados das votações. Como exemplo, foi citado o tribunal do Acre, onde as urnas são fechadas três horas depois de a contagem de votos já ter sido iniciada nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. O primeiro turno da eleição de 2018 será dia 7 de outubro e o segundo, caso haja, dia 28 do mesmo mês.

Economia

O Objetivo do horário de verão é a redução no consumo de energia, pois há um maior aproveitamento do período de luz solar nessa época, segundo o governo federal. Mas uma nova análise tem feito o governo repensar a medida e há uma discussão se o horário de verão permanece ou será cancelado. Um estudo do Ministério de Minas e Energia aponta que não há mais tanta efetividade no horário de verão, já que o consumo de energia elétrica estava mais ligada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia.

Horário de verão termina no fim de semana
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook