Idas e vindas de Kuruzu

Ouro Preto,
20 de Agosto de 2013

As exonerações e reconduções do atual secretário de Governo Wanderley Rossi, o Kuruzu, vêm deixando a comunidade de Ouro Preto confusa. Em menos de uma semana Kuruzu foi exonerado e reinstalado em seu cargo.

Na última quinta-feira (8) o prefeito José Leandro exonerou o secretário de Governo depois de uma recomendação do Promotor Domingos Ventura, da 4ª Promotoria de Ouro Preto. O motivo da recomendação seria que Kuruzu não estaria quite com a Justiça Eleitoral.

Segundo Kuruzu, ele não teria prestado contas na última eleição para garantir que assim não fosse pressionado a se candidatar novamente, como teria acontecido em outras campanhas. Em comunicado ele afirmou, ainda, que não sabia que estaria proibido de exercer funções em cargos públicos, mas que aceitaria a decisão do Judiciário enquanto tentava regularizar sua situação.

José Leandro relutou por alguns dias, mas exonerou o secretário. Já na segunda-feira (12), foi publicado o ATO Nº 806/2013, que torna sem efeito o ATO Nº 804/2013. Kuruzu continua, assim, no cargo de Secretário de Governo de Ouro Preto.

Em entrevista ao Jornal o Liberal, Wanderley Kuruzu afirmou, “o fato é que continuo secretário”. Ele explicou que se tratava apenas de uma ‘recomendação’ da promotoria, que o prefeito tinha a opção de acatar ou não, de acordo com ele, a decisão foi tomada pelo fato de o prefeito estar seguro da legalidade do Ato.

Kuruzu garantiu que todos os documentos necessários à serem apresentados para a Justiça Eleitoral estão guardados e à disposição para quem quiser ver, e que só não foram apresentados por ele ter certeza que a não quitação o impediria apenas de se candidatar.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook