IFMG em Itabirito já é realidade

Itabirito,
01 de Setembro de 2014

Com a implantação do Instituto serão oferecidos cursos médio/técnico, de graduação e pós-graduação no município

No dia 14 de agosto, o prefeito Alex Salvador, a secretaria de Educação Ana Gois, a diretora do Cefet, Denise Couto da Silva, o reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Caio Bueno, e o pró-reitor de Extensão, Lucas Magalhães se reuniram para discutir os passos para a transformação do CET-Cefet de Itabirito em IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais).

Com a mudança, a população de Itabirito contará com cursos médio/técnico, profissionalizantes, de graduação e pós-graduação, no espaço onde, hoje, funciona o Cefet.

A luta pela federalização do CET-Cefet terve início em 2008, ainda no governo do ex-prefeito Juninho. Em 2013, o processo foi encerrado, ficando constatada a impossibilidade de se dar o prosseguimento. No entanto, o prefeito Alex, junto com a secretária de educação, Ana Góis, não satisfeitos com o resultado do processo, começaram a buscar novos caminhos.

Em maio de 2013, a secretária de Educação, Ana Góis, a diretora de Planejamentos, Gilmara Braga e a pedagoga do Cefet, Denise Silva Couto (atual diretora) iniciaram um estudo sobre outras possibilidades de implantação de cursos médios/técnicos, profissionalizantes e de graduação de nível federal para atender a população de Itabirito. Os levantamentos realizados pela equipe apontaram para a implantação do IFMG, pela qualidade dos cursos ofertados e possibilidade de oferecimento de graduação e pós-graduação.

Com os estudos concluídos, foi agendada uma entrevista com o reitor do IFMG, Caio Bueno, para coleta de mais informações sobre o funcionamento do Instituto. Após mais este passo, foi feita uma visita ao deputado Federal Reginaldo Lopes para apresentação da proposta, que foi muito bem acolhida pelo parlamentar, que demonstrou interesse em conduzir o pleito.

A equipe de Itabirito também visitou o Instituto Federal de Ouro Preto para conhecer o Campus e entrar em contato com a direção, professores e alunos. Com as orientações do pró-reitor de extensão de Ouro Preto, professor Lucas Carlúcio Magalhães, a secretária de Educação, Ana Góis, elaborou um minucioso projeto de implantação que foi encaminhado pelo reitor do IFMG, Caio Bueno, ao Ministério da Educação, em Brasília. Aprovação do projeto

No dia 1º de agosto, o prefeito Alex Salvador e a secretária Ana Góis foram comunicados sobre a aprovação do projeto, que foi enviado pela Secretaria de Educação. Tratou-se de uma aprovação inédita, pelo fato do município de Itabirito encontrar-se localizado em uma região onde há outros campus do IFMG.

A transição

O convênio com o Cefet/MG se encerrará em dezembro de 2014 e a partir desta data, o IFMG assumirá os cursos a serem ofertados no município. Em parceria com a Prefeitura, o IFMG fará um levantamento da demanda da população para definir os cursos médios/técnicos e superiores em engenharia, que melhor atenderão a população de Itabirito e região, a partir de fevereiro de 2015.

Para o prefeito Alex Salvador esta é mais uma grande conquista para o município. “Nós temos muita demanda, para formação técnica e graduação em diversas engenharias, devido à grande expansão industrial no município e região, por isso todos os cursos que vierem trarão grandes contribuições”, destaca.

Segundo relato da secretária de Educação Ana Góis, na Câmara Municipal de Itabirito, no dia 04 de agosto, a transformação do Cefet em IFMG, além de garantir à população o acesso ao ensino médio/técnico e superior de nível Federal, o valor que é gasto com a manutenção do Cefet (aproximadamente três milhões de reais) deverá ser revertido para a educação infantil. “Temos um grande sonho de criar centros municipais, especializados e adequados para educação infantil (de 0 a 5 anos de idade) em pontos estratégicos do município”, explica. Para a diretora do Cefet, Denise Couto, o esforço da atual administração foi o fator decisivo para esta grande conquista. “Os responsáveis por fazer acontecer o IFMG em Itabirito são o prefeito Alex Salvador e a secretária de Educação, Ana Góis. Eles alavancaram e intermediaram as reuniões com o reitor do IFMG”, conclui.

Para o reitor do IFMG, Caio Bueno, no que depender da Instituição o projeto será um sucesso. “Estamos empolgados e não medimos esforços para a implantação do IFMG em Itabirito, pois é um prazer trabalhar com um prefeito com visão de futuro como Alex Salvador”, conta.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook