Igreja Nossa Senhora de Nazaré está em fase final de restauração

Ouro Preto,
10 de Fevereiro de 2014

Monumento histórico de Cachoeira do Campo deve ser entregue em abril

Desde 2011 a histórica igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no distrito de Cachoeira Campo, está fechada para reforma. Depois de um grande impasse, devido a dificuldades na liberação da verba da primeira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, as obras parecem chegar ao fim.

A Matriz, que é uma das mais antigas do acervo colonial de Ouro Preto, é a primeira a ser restauradas com recursos do PAC. Foram destinados aproximadamente dois milhões de reais para a obra. A restauração, que está em fase de acabamento, contou com trabalho minucioso de recuperação. “Agora nós estamos realizando a limpeza nos altares para aplicação do douramento, feito com folha de ouro de 18 quilates. Estamos também realizando a policromia, que é bastante complexa, para a reintegração cromática”, destaca Paulo Hermínio Guimarães, arquiteto responsável pela obra.

A equipe da Germec Construções, que realiza os serviços na cobertura e restauração dos elementos artísticos, descobriu detalhes importantes sobre a construção da igreja. “Ao remover as camadas de tintas em pequenas janelas, nós chegamos a pintura original. São pinturas belíssimas, com perspectivas em três dimensões. São imagens assinadas e que têm as características das obras do século XVIII”, conta Paulo Hermínio.

Devido ao prazo e os custos, o processo de remoção de toda a tinta para chegar a pintura original não será possível. O arquiteto explica que para esse tipo de trabalho é preciso aprovação do Iphan, além de uma verba destinada somente para o serviço.

Para preservar o trabalho que foi realizado é preciso promover as condições ideais, como as manutenções periódicas. “É indispensável realizar limpezas, a descupinização, que é o processo utilizado para a eliminação e controle de cupins, e principalmente a verificação freqüente das telhas, que devem ser trocadas sempre, evitando a entrada de água no monumento. Raramente é feito esse trabalho por quem administra as instituições. Por esse motivo os novos projetos já propõem a assinatura de um termo de responsabilidade de que o imóvel vai passar por manutenção”, aponta Paulo Hermínio.

Também relacionado ao projeto, em reunião com representantes do município, os moradores de Cachoeira do Campo não autorizaram a remoção de coreto, que está ao lado da igreja, para outro local próximo. Assim como o Coreto, o Cruzeiro também será preservado, e no entorno da igreja há um projeto paisagístico com a construção de uma pracinha com jardins.

A previsão é de que a obra seja finalizada em abril.

A riqueza histórica da Matriz

A Matriz de Nossa Senhora de Nazaré é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1949. O conjunto artístico desta importante igreja é um dos mais representativos do Barroco Português no mundo.

Além da sua beleza artística, a Matriz foi palco de importantes fatos históricos de Minas Gerais. Foi nela que aconteceu a cerimônia de nomeação do primeiro governador do Estado, o português Manuel Nunes Vieira, durante a Guerra dos Emboabas. Foi também cenário diante donde o minerador Felipe dos Santos acabou sendo torturado, antes de ser condenado ao enforcamento.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook