Igrejas de Ouro Preto são pichadas com símbolos satânicos

Ouro Preto,
04 de Fevereiro de 2014

Polícia Civil já apreendeu os suspeitos

Duas igrejas históricas de Ouro Preto foram alvos de vandalismo na madrugada de segunda-feira (27). As igrejas São Francisco de Paula e a Capela Filial de São José dos Pardos e Bem Casados e Santa Cecília dos Músicos, ou São José, como é mais conhecida, tiveram suas portas, paredes e cantarias pichadas com imagens e dizeres de referência satanista.

As igrejas tiveram a estrutura frontal rabiscada com tinta vermelha com símbolos anti-cristãos. Além de frases como “satan é rei” e “cristãos ignorantes”, também foram traçados desenhos de estrelas de cinco pontas (pentagramas) invertidas e crucifixos de cabeça para baixo.

A prefeitura informou que o sistema Ouro Vivo, que monitora o trânsito na cidade, não abrange as ruas próximas às igrejas, devido não haver tráfego no local. Segundo o secretário de Cultura e Patrimônio, José Alberto Pinheiro, já há uma proposta de trabalho em conjunto com as instituições a fim de melhorar a segurança dos monumentos históricos da cidade. “Nós fizemos a proposta ao Iphan, para que sejam colocadas câmeras nos monumentos históricos, através de uma verba que o Iphan já possui vinda do PAC Cidades Históricas, para que esse programa seja integrado ao Ouro Vivo da Guarda Municipal”, explica o secretário.

Além das últimas pichações, as paredes da igreja São Francisco também já foram e ainda são alvo de turistas, que marcam seus nomes para registrarem a passagem pela cidade.

O denegrir e o vandalismo contra prédios urbanos estipulam multa e detenção de três meses a um ano. Em caso de construções tombadas como patrimônio histórico, caso das referidas igrejas, a multa pode ser ainda mais pesada, restando a decisão ao juiz.

Polícia Civil apreende suspeitos

De acordo com a Polícia Civil, dois suspeitos foram apreendidos na tarde de quinta-feira (30) e prestaram depoimento na 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil. Um rapaz de 32 anos e sua namorada, de 15, confessaram o crime, e dizem estar arrependidos. O motivo do delito, segundo os suspeitos, seria a decepção com o catolicismo. Foram apreendidos objetos com símbolos tais quais os rabiscados nas igrejas, incluindo cruzes de cabeça para baixo e representações do pentagrama invertido. Por não ter sido pego em flagrante, o rapaz irá responder o processo em liberdade.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook