Importância do Pico de Itabirito é lembrada pela cidade

Itabirito,
24 de Novembro de 2013

Para a nossa região, o feriado de 15 de novembro não representou apenas a Proclamação da República. O dia foi lembrado como aniversário do maior símbolo histórico de Itabirito, o Pico de Itabirito. O pico, que fica na Serra das Serrinhas, é considerado uma das mais belas e ricas formações montanhosas do país.

Para quem entende, a formação também é reconhecida por ser o único “monólito no mundo constituído de hematita compacta”. O pico chega a ser tombado pelo Patrimônio Natural Estadual devido à sua importância como referência histórica para o início da colonização de Minas Gerais, quando os bandeirantes se orientavam por ele para alcançar as minas de ouro da região.

O Pico de Itabirito tem altitude de 1.568 metros e é formado por 300 milhões de toneladas de minério de ferro. Em seu entorno existe a extinta mina de ouro de Cata Branca, que ruiu em 1844 e soterrou vários funcionários. Lá trabalharam cerca de 450 escravos. Foram recuperados no local, máquinas, documentos e objetos. E para lembrar a importância deste patrimônio, a União Ambientalista de Itabirito organizou a 15ª Caminhada pela Preservação do Pico de Itabirito, no dia do Pico (15 de novembro). O evento contou com aproximadamente 140 pessoas e foi sucesso também para apreciadores e defensores da natureza local.

Importância do Pico de Itabirito é lembrada pela cidade
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook