Inaugurada Base do SAMU em Cachoeira do Campo

Ouro Preto,
15 de Setembro de 2017

O tempo de espera diminuiu. No último sábado, dia 9 de setembro, a Prefeitura inaugurou a Base Descentralizada do SAMU em Cachoeira do Campo. A cerimônia aconteceu às 10h na Praça Benedito Xavier (antigo Lactário). A partir de agora, a população de Cachoeira do Campo e região conta com atendimento de urgência e emergência mais próximo - 24 horas por dia.

O vice-prefeito, Tico Miranda, lembra que este era um sonho antigo da comunidade. “Há mais de 15 anos, desde quando o SAMU veio para Ouro Preto, que se falava em uma base do SAMU aqui em Cachoeira. E nós agora conseguimos essa conquista”. O vice-prefeito, que é cachoeirense, destacou a parceria com o Lactário, onde está situado esse o descentralizado do SAMU, e relembrou as outras parcerias que têm sido realizadas com entidades do distrito, como o Lions e o Oratório Dom Bosco.

O prefeito Júlio Pimenta ressaltou a diminuição no tempo de espera para o atendimento. “O tempo de resposta para que a ambulância saísse da sede e chegasse até aqui demorava, muitas vezes, mais de 30 minutos. Agora nós estamos para mais próximo da população”. Ele falou também das novas melhorias para a Saúde no distrito. “Estamos aumentando a policlínica transformando-a em um o Complexo de Saúde, aumentando mais uma equipe de PSF e mantendo uma equipe para atendimento de urgência em parceria com o curso de medicina da UFOP. Estamos também ampliando o horário de atendimento da farmácia até às 19hs, para que ela possa atender àquele trabalhador que sai do serviço às 18h. Além disso, vamos colocar a coleta de exames lá no Complexo, para que a pessoa possa, em um só lugar, ter a consulta, pegar o remédio e ter a coleta do exame”. O prefeito lembrou, ainda, outras melhorias em Cachoeira do Campo, como a ampliação da creche e da escola Bonequinha Preta, a mudança do CRAS e a implantação no futuro de uma nova fábrica. A secretária Municipal de Saúde, Eliane Cristina Damasceno Coleta, explica que a abertura do serviço em Cachoeira do Campo foi uma necessidade de reordenamento dos serviços devido à grande extensão territorial de Ouro Preto. “Vamos qualificar o atendimento do SAMU, que já existia, deixando à disposição da comunidade essa base, e, necessariamente, qualificando o serviço de urgência com um tempo de resposta mais efetivo”. Assim também ressaltou a coordenadora de Enfermagem do SAMU, Natália Nascimento de Freitas. “Com a fixação da ambulância no distrito, nós vamos conseguir diminuir o tempo-resposta, ou seja, ela vai conseguir chegar mais rápido a Cachoeira do Campo e aos distritos que estão aqui no entorno”. Ela lembra que o atendimento na sede permanece inalterado, com uma ambulância de suporte básico e a unidade de suporte avançado (UTI Móvel).

O procedimento para acionar o SAMU também continua o mesmo: a pessoa deve estar próximo à vítima e ligar 192. A ligação vai cair na central de atendimento e serão feitas algumas perguntas por telefone para que os médicos possam enviar a ambulância mais adequada para atendimento no local. O presidente da Câmara de Vereadores, Wander Albuquerque, finaliza dizendo que essa é mais uma conquista deste governo para Cachoeira do Campo, e lembra, também, as novas vagas escolares que foram abertas com a mudança de endereço da creche e da Escola Municipal Bonequinha Preta. “É um novo governo, com propostas novas. O prefeito tem procurado fazer mudanças importantes para que, realmente, o povo tenha um bom atendimento”.

Inaugurada Base do SAMU em Cachoeira do Campo - Foto de Marcelo TholedoInaugurada Base do SAMU em Cachoeira do Campo - Foto de Marcelo TholedoInaugurada Base do SAMU em Cachoeira do Campo - Foto de Marcelo Tholedo
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook