Inconfidentes escolhem em prol da região

Itabirito, Mariana e Ouro Preto,
13 de Outubro de 2014

Candidatos da terra obtiveram votações expressivas para o legislativo. Diminui a fragmentação no momento da escolha

Um lugar comum nas eleições para os legislativos mineiro e nacional, é a fragmentação excessiva do eleitorado de Ouro Preto, Mariana e Itabirito. Apesar de a tendência ainda se manter, 2014 trouxe uma grata surpresa, já que a vontade popular, de escolher candidatos com compromisso e histórico junto à Região dos Inconfidentes, marcou a eleição 2014, um ponto de virada para o futuro.

Entre os deputados estaduais regionais, foram eleitos Thiago Cota (65.754 votos) e Alencar da Silveira (79.389 votos). Thiago é filho de Mariana e de seu atual prefeito, Celso Cota, e Alencar possui laços estreitos com Itabirito, já que é terra de sua esposa. Candidatos que também marcaram alguma presença na região, angariaram apoio e deram algum tipo de retorno, foram recompensados nas urnas, à exemplo de Diego Andrade, Paulo Abi-Ackel, Rodrigo de Castro e Toninho Pinheiro (deputados federais, todos eleitos) e João Vitor Xavier e Célio Moreira (estaduais, apenas Xavier eleito). A militância do PT também obteve resultado significativo, com Durval Ângelo (estadual) e Gabriel Guimarães e Padre João (federais) obtendo votação expressiva, todos eleitos.

Os grandes destaques ficam, no entanto, para Leleco Pimentel, estadual (9.558 votos) Rose da Saúde (10.084 votos, federal) e Gleiser Boroni (19.701 votos, federal) que apesar de não eleitos, foram recipientes da confiança da população local. Rose obteve 9.269 votos apenas em Itabirito, e Gleiser superou sua melhor marca, de 2010 (aproximadamente 16 mil votos) ficando cada vez mais evidente a viabilidade de seu nome para um cargo legislativo em eleições futuras.

Eleições presidenciais

Para as eleições presidenciais, Ouro Preto e Mariana preferiram Dilma (44,74% dos votos válidos em Ouro Preto, e 51,38% em Mariana). A preferência por Pimentel, eleito para o governo de Minas, também ocorreu nessas cidades. Já Itabirito demonstrou desejar mudança na presidência e continuidade no governo do estado, com 51,68% dos eleitores manifestando preferência por Aécio Neves, e Pimenta da Veiga vencendo na cidade, com 49,80% dos votos válidos. Para o senado, Anastasia obteve maioria dos votos em todas as três cidades Inconfidentes.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook