Instalação de empresa inquieta moradores da Vila Operária

Ouro Preto,
22 de Setembro de 2013

Os moradores da Vila Operária, em Ouro Preto, estão preocupados com a repercussão de informações, não confirmadas oficialmente junto à comunidade, dando conta da instalação de uma indústria beneficiadora de alumínio junto à empresa Novelis, no bairro. Em nome da Associação de Moradores, o presidente André Lana esteve presente no plenário da Câmara de Ouro Preto a fim de procurar ajuda dos vereadores, a fim esclarecer a situação.

“As informações não têm sido colocadas de forma clara e direta para a comunidade. Nós estamos entre 50 a 100 metros da fábrica e precisamos saber o que de fato será feito alí, em quais condições, enfim, para que possamos saber com quem vamos nos relacionar a partir de agora, já que ouvimos dizer que a instalação já está prevista para o mês de dezembro”, explicou. Ele esclareceu que a comunidade não é contra a fábrica, somente querem participar de todo o processo, já que instalações de fábricas envolvem questões ambientais também.

Segundo ele, a associação de moradores já encaminhou alguns ofícios pedindo informações, que não foram respondidos. Por isso pediram o apoio da Câmara, que montou uma comissão para promover tal aproximação.

Ao que tudo indica, a empresa mencionada é a Hindalco, principal indústria do conglomerado multinacional Aditya Birla, ao qual também pertence a Novelis. Representantes da mesma já estiveram presentes em Ouro Preto no mês de julho, se reunindo com o prefeito José Leandro para discutir a instalação da indústria na cidade. Trata-se de uma indústria química para a produção de alumínio especial.

No momento, está confirmada a sua instalação até o fim do ano, com geração de cerca de 150 empregos para a cidade, e apoio do executivo municipal.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook