Intervenção de calourada da Ufop causa polêmica em Mariana

Mariana,
26 de Outubro de 2014

Um evento que reuniu estudantes dos cursos de graduação da Ufop, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) em Mariana, foi motivo de polêmica entre alunos, professores, servidores e a comunidade marianense. A controvérsia ocorreu devido à intervenção promovida pela Calourada de Serviço Social + Calourada Vermelha no dia 18 de setembro. Após uma oficina de grafite, os participantes foram convidados a pintar uma parte do prédio, com autorização pelo Instituto para realizar a atividade proposta na intervenção.

No entanto, alguns participantes excederam o espaço autorizado, pintando dizeres considerados inapropriados. De acordo com a vice-diretora do instituto Juçara Brittes, os organizadores da oficina pediram auxílio para a diretoria e se prontificaram a refazer a pintura quando perceberam que a intervenção fugiu ao controle. “Houve um acordo de que os dizeres estavam ofensivos e desnecessários. Os alunos doaram uma tinta e o chefe de segurança também se ofereceu para ajudar a refazer a pintura, apesar de algumas pessoas ainda serem contra”, relata a vice-diretora. “Do ponto de vista didático e pedagógico, a diretoria compreende o pluralismo das ideias no ambiente acadêmico. Percebemos a necessidade de promover debates e um seminário com convidados externos para que a comunidade pudesse refletir os acontecimentos à luz dos princípios da liberdade de expressão”, destaca Juçara Brittes.

Indignados com o ocorrido, alunos e moradores de Mariana emitiram cartas repudiando a proposta da intervenção. Contudo, além do debate promovido pelo Centro Acadêmico do curso de Serviço Social no dia 1º de outubro, outro debate também lotou o auditório do instituto na noite do dia 7 de outubro para esclarecer e discutir as pinturas no prédio. Cerca de 180 pessoas participaram do debate com o tema “O púbico, o privado e a liberdade de expressão”.

Intervenção de calourada da Ufop causa polêmica em Mariana
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook