Intervenção entrega bica a moradores do bairro São Cristóvão

Ouro Preto,
09 de Dezembro de 2013

Uma matéria lecionada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Ouro Preto assegura promover mudanças no cotidiano de moradores do Bairro São Cristóvão, em Ouro Preto. Um Ciclo de Intervenções e Micro Ações será apresentado ao bairro no sábado (7) depois de um longo estudo, e visa mobilizar a população em torno de situações e problemáticas existentes na região, além de despertar potenciais que afetam no cotidiano de quem mora no bairro.

A mesma intervenção já foi realizada no Centro de Ouro Preto e no bairro Antônio Dias. Com materiais disponíveis no próprio bairro ou doados por moradores, os estudantes criaram arquiteturas temporárias que podem despertar um senso de organização nos moradores. As ações também são realizadas a fim de relacionar os potenciais do bairro com o que os estudantes viram como demandas principais durante visitas.

Os estudantes levantaram problemáticas do bairro e fizeram intervenções com a intenção de conseguir sensibilizar o poder público e instigar a participação da comunidade para realizar essas mudanças. Durante a intervenção acontecerá feira de produtos dos moradores do bairro, exibição de documentários, inauguração e reativação de uma antiga e importante bica do bairro, mostra de uma praça temporária, tenda digital para acolher reinvindicações dos moradores, inauguração da iluminação de natal, celebração religiosa, apresentação musical de samba, área de lazer para crianças da Casa Lar e pintura de uma caixa d’água com ladrilhos de tintas produzidas a partir de pigmentos extraídos das rochas do bairro.

Os estudantes escolheram reativar a bica e implantar uma praça temporária ao seu entorno após pesquisa que entendeu que a comunidade sentia falta de um espaço de lazer e principalmente da bica. A finalidade é lembrar a comunidade de sua história e das coisas importantes do bairro, o local está decorado com flores dos próprios moradores. A praça, porém, estará disponível somente por alguns dias, mas a comunidade tem disponível o projeto para reivindicar junto à comunidade um novo local de lazer para o São Cristóvão.

O professor Maurício Leonard está satisfeito com o trabalho e principalmente com a acolhida dos moradores, “a recepção foi maravilhosa, são pessoas generosas e animadas que só quererem se auto afirmar e afirmar também a importância do bairro para a cidade”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook