Inventário de fontes e nascentes de água de Ouro Preto e Mariana

Ouro Preto,
02 de Abril de 2015

Na Casa de Cultura Fiemg, foi lançado na segunda feira, 23, o livro Água e Cultura – Inventário de fontes de água e região de Ouro Preto, de autoria do editor e produtor cultural Paulo Lemos. O lançamento contou com a presença de diversas autoridades, como o presidente da Samarco, Ricardo Vescovi de Aragão, o prefeito de Ouro Preto, José Leandro, o prefeito de Mariana, Celso Cota e o vice-prefeito Duarte Junior, os prefeitos de Santa Bárbara e Catas Altas, o reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, Marcone Jamilson Freitas Souza, o diretor do IFMG Arthur Versiane, o diretor do SemaeWandeir Josédos Santos, diversos secretários municipais de Ouro Preto, entre outros.

A editora Graphar promoveu junto ao lançamento um concurso de redação sobre o tema relacionado oportunidade na qual os alunos vencedores receberam a seguinte premiação: 1º e 2º lugares; Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa, dirigida pela diretora Rosângela Sônia Guimarães foi congratulada com a alunaLuara Aparecida de Jesus Souza, orientada pela professora Maria Boaventura de Souza Xavier e a aluna Isabela Carolina Silva de Oliveira, orientada pela professora Mônica de Fátima do Sacramento Gallisa. A Escola Municipal Benedito Xavier, de Glaura, sob a direção de Cleusa Helena de Sena, ficou na 3ª colocação com o aluno Patrik Martins de Carvalho Vidigal Herculano, sob a orientação da professora Inês Carvalho de Jesus.

A iniciativa, que tem como objetivo apresentar estudo das condições e a qualidade dessas fontes, e indicar alternativas para a preservação, abrange também os municípios de Mariana, Catas Altas e Santa Bárbara. “O inventário de fontes e nascentes é uma ação concreta do Programa Positivo em Água da Samarco, uma ação compartilhada que se traduz em ganhos para o meio ambiente, nos municípios de nossa área de influência, em Minas Gerais e no Espírito Santo”, afirma o diretor-presidente da Samarco.

Nos moldes do diagnóstico concluído em Ouro Preto, o resultado do trabalho será transformado em livro. A pesquisa de identificação e caracterização das fontes de água da cidade será um trabalho realizado pelo organizador da publicação, o editor e produtor cultural Paulo Lemos, em parceria com a Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) e a ANA (Agência Nacional de Águas).

Inventário de fontes e nascentes de água de Ouro Preto e MarianaInventário de fontes e nascentes de água de Ouro Preto e MarianaInventário de fontes e nascentes de água de Ouro Preto e MarianaInventário de fontes e nascentes de água de Ouro Preto e MarianaInventário de fontes e nascentes de água de Ouro Preto e Mariana
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook