Investimento do PAC é aplicado em Mariana

Mariana,
20 de Janeiro de 2015

O PAC das Cidades Históricas é uma linha especial do Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal. O projeto, que visa investir em cidades históricas brasileiras, já investiu R$ 133,1 milhões de reais nos primeiros anos em 173 cidades tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN. Dentre as principais ações do programa, destacam-se a recuperação de sítios históricos, a implantação de ações na área de cultura e a exposição de museus e casas de cultura.

Na cidade, o investimento está sendo aplicado na renovação do Museu de Arte Sacra da Diocese de Mariana e também na construção de dois novos museus na cidade. Segundo Paulo Schmidt, expografista responsável pelos projetos museográficos, a história de Mariana, mais uma vez, será valorizada. “O Museu da Cidade terá uma preocupação em trazer a ideia da história de

Mariana até a atualidade. Iremos explorar o passado, mas não somente. A história deve ser pensada como elemento pulsante, vivendo a cidade de hoje. Já o Museu do Imaginário pretende lidar com o patrimônio imaterial da cidade. O acervo do museu está ligado com as tradições do local, fazeres culturais, festas e ritos, que são menos palpáveis, mas são encontrados na comunidade”, ressalta.

Os contratos das obras já estão assinados junto ao Governo Federal. Luiz Eguinoa é secretário executivo da Associação Pró Cultura e Promoção das Artes (APA) e ressalta que a primeira entrega dos projetos dos museus acontece no fim do mês de dezembro. “Até o meio do ano que vem, as aprovações dos projetos acontecerão e enquanto isso, os recursos necessários para as obras físicas serão liberados, já que a Prefeitura possui os contratos com o IPHAN devidamente assinados”.

Infraestrutura– o levantamento inicial de segurança será feito pela empresa Jet Networks, de Belo Horizonte. De acordo com Marcelo Martins, o levantamento inicial está sendo realizado para saber quais equipamentos serão utilizados e o que será possível fazer para otimizar os recursos nas unidades de melhoria. Além do Museu do Imaginário, Museu da Cidade e revitalização do Museu da Arte Sacra, o recurso aperfeiçoará a Casa Capitular, a Casa do Conde de Assumar e a Casa da Rua Direita. Os projetos arquitetônicos vêm sendo desenvolvidos atendendo todas as necessidades do PAC, de acordo com as orientações do IPHAN.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook