Itabirito adere ao Dia D de vacinação contra a gripe

Itabirito,
14 de Maio de 2012

Vacinação continua até dia 25 de maio, em todas as unidades de Atenção Primária à Saúde

Sábado, dia 5 de maio, foi o dia D de vacinação contra a gripe. Durante todo o dia, equipes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itabirito se mobilizaram no Complexo Turístico da Estação e nas unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) dos bairros São José, Nossa Senhora de Fátima, Vila Gonçalo e Santa Rita.

A vacinação, que acontece até o dia 25 de maio, é voltada para gestantes (em qualquer período gestacional), pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de dois anos e profissionais de saúde, que trabalham no atendimento contra Influenza. O senhor Antônio Solano Viana, de 70 anos, recebeu a vacina no posto montado no Complexo Turístico da Estação, que contava ainda com uma série de atrações da Feira da Paz de Itabirito. Para ele, “é muito importante se vacinar, porque a gripe, se acontece depois da vacina, vem de forma mais branda”.

A senhora Geni Rodrigues Palheiros, de 75 anos, gostou muito da iniciativa de montar um posto de vacinação na Praça da Estação. “Facilitou muito a minha vida, porque aqui é mais perto da minha casa”, destacou. De acordo com a coordenadora de atenção primária à Saúde da Prefeitura de Itabirito, Sabrina Leite, “a vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da Influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS)”.

Sobre a doença

A Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, causada pelo vírus influenza, de distribuição global e elevada transmissibilidade. A influenza e suas complicações (principalmente as pneumonias) são responsáveis por um volume significativo de internações hospitalares no país.

A Organização Mundial da Saúde estima que existe no mundo cerca de 1,2 bilhão de pessoas com risco elevado de contrair gripe com complicações, sendo 385 milhões de idosos acima de 65 anos de idade, 140 milhões de crianças, e 700 milhões de crianças e adultos com doenças crônicas.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a vacinação pode diminuir em 60% o risco de pneumonia e em cerca de 50% a 68% o risco global de hospitalização, respectivamente.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook