Itabirito celebra 309 anos de fundação em abril

Itabirito,
29 de Março de 2018

No próximo dia 03 de abril, a cidade de Itabirito comemora 309 anos de fundação. A data ficou instituída, por um decreto municipal do dia 24 de março de 1995, como dia oficial do surgimento da cidade. Já as comemorações alusivas ao aniversário de Emancipação Político-Administrativa acontecem no dia da Independência do Brasil, 07 de setembro quando este ano a cidade comemora 95 anos.

A prefeitura celebra os dois aniversários no dia da Independência, mas o Padre Miguel Ângelo Fiorillo, da Paróquia da Boa Viagem, relembra o nascimento da cidade e a importância da primeira data. “A data do dia 03 de abril foi celebrada apenas em 2009, quando a cidade completava 300 anos. Não podemos deixar de celebrar essa data, ainda mais que está tão próxima de um evento como a Semana Santa. Com certeza vamos recordar esse importante fato durante as celebrações do fim de semana e também com uma Missa no dia 3 de abril”, enfatiza o Padre Miguel.

O surgimento

A descoberta do ouro nas mediações de Sabará e Ouro Preto, no final do século XVII, atraiu um grande número de aventureiros desbravadores à procura de riqueza. E foi assim que, em 1709, chegaram o capitão mor Francisco Homem Del Rei e o piloto da Nau Nossa Senhora da Boa Viagem, Luís de Figueiredo de Monterroyo, na hoje conhecida Mina da Cata Branca, na proximidade do Pico de Itabirito, onde se deu início aos primeiros núcleos de povoamento na cidade.

O nome, Arraial de Nossa Senhora da Boa Viagem da Itaubyra do Rio de Janeiro, se deu por causa da imagem da santa estar presente no retábulo retirado da Nau do Capitão-Mor, Francisco. “Ao chegarem ao Rio de Janeiro os desbravadores portugueses ouviram falar do ouro que estava sendo descoberto em Minas Gerais. Assim, Francisco Homem e Luís de Figueiredo, retiraram a imagem da Nossa Senhora da boa Viagem do barco e seguiram em busca do ouro, chegando na então hoje conhecida Itabirito”, explica o Padre Miguel, que também é pesquisador da história da cidade e autor do livro “Fundamentos Históricos da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem”.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook