Itabirito classifica atletas para o Brasileiro de Ginástica Acrobática

Itabirito,
01 de Julho de 2016

Torneio englobou também campeonato escolar e itabiritenses ficaram com primeiro lugar geral

A tradição de Itabirito nas várias modalidades de ginástica está cada vez mais forte. No último sábado (25), a cidade sediou os Campeonatos Estadual e o Escolar de Ginástica Acrobática. Ao todo, foram mais de 200 atletas de Betim, Uberaba e Itabirito e muitos deles buscavam uma vaga no Campeonato Brasileiro, que vai acontecer em outubro, em São José dos Campos. E a busca não foi em vão para os itabiritenses, uma vez que Itabirito não só garantiu vaga na etapa nacional, como também conquistou o primeiro lugar geral no quadro de medalhas, somando o estadual e o escolar. No total, foram 35 medalhas, sendo 17 de ouro, 11 de prata e sete de bronze.

Pela primeira vez os itabiritenses participaram do Estadual e logo na estreia conseguiram classificar atletas para o Brasileiro. Para o prefeito Alex Salvador, que acompanhou a competição, isso é fruto de um trabalho intenso que a cidade faz na formação de ginastas. “A Prefeitura mantém um núcleo de ginástica, que completou dez anos em 2016. Ali são formados vários talentos e é muito bom ver o resultado desse trabalho de perto”, afirma o prefeito.

O núcleo foi criado em 2006 e atualmente trabalha com mais de 300 alunos, a partir dos três anos até adolescentes. No espaço a formação é feita em ginástica artística, acrobática e de trampolim. A participação dos atletas surpreendeu a coordenadora do Núcleo, Renata de Oliveira Carmo. “Fiquei surpresa principalmente no campeonato escolar. As atletas eram, em sua maioria, iniciantes e nós conseguimos muitas medalhas. Elas ficaram muito animadas”, conta a coordenadora, que comemorou o primeiro lugar geral no quadro de medalhas.

É o caso da ginasta Clara Ferreira, de 10 anos, que começou a fazer ginástica no núcleo em fevereiro deste ano. O campeonato escolar de Ginástica Acrobática foi sua primeira competição e ela já saiu de lá com uma medalha e um primeiro lugar. “Foi muito emocionante, eu fiquei impressionada. Me dá mais vontade de seguir praticando ginástica”, diz.

Ginástica acrobática

A ginástica acrobática é uma modalidade relativamente nova, pois as primeiras competições mundiais começaram a ser disputadas na década de 1970. Ela requer agilidade, força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio, além das exigências técnicas de salto. Suas rotinas são executadas com acompanhamento musical e exigem do atleta expressão e movimentos do corpo perfeitamente sincronizados com a música.

Ao contrário da ginástica artística, a acrobática não tem aparelhos e as competições são feitas sempre em dupla ou em equipe. Para o secretário de Esportes e Lazer, Alessandro Massaini, a boa participação de Itabirito em mais essa modalidade de ginástica reforça o compromisso da cidade com o Esporte. “Mostra que o trabalho que fazemos aqui está gerando cada vez mais frutos”.

Itabirito classifica atletas para o Brasileiro de Ginástica AcrobáticaItabirito classifica atletas para o Brasileiro de Ginástica AcrobáticaItabirito classifica atletas para o Brasileiro de Ginástica AcrobáticaItabirito classifica atletas para o Brasileiro de Ginástica Acrobática
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook