Itabirito concede o primeiro selo de inspeção municipal

Itabirito,
09 de Dezembro de 2011

A Prefeitura de Itabirito concedeu, na última quinta-feira, dia 1º de dezembro, o primeiro selo do Serviço de Inspeção Municipal, o SIM. O Serviço foi regulamentado pelo Decreto nº 9358, do dia 22 de novembro de 2011, que certifica os produtos de origem animal, como o leite, carne, ovos, mel, pescados e todos os seus derivados. Para o diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura de Itabirito, Humberto Braz, “é uma grande conquista para todos os itabiritenses, já que atesta a qualidade dos produtos e a certeza de que os consumidores terão produtos de procedência atestada”.

O primeiro produtor certificado foi Joaquim Diniz, que fabrica variados tipos de derivados de leite, há cerca de cinco anos. “Meu produto tem uma aceitação muito boa, pois sempre estou me adequando para fazer os melhores produtos. Agora os consumidores terão a garantia que estão adquirindo produtos de qualidade”, destaca Joaquim Diniz.

De acordo com o diretor do Departamento de Agropecuária, José Agostinho Rodrigues, esta demanda ocorria há vários anos, já que não havia um controle efetivo da qualidade dos produtos fabricados em Itabirito. “Não havia nenhum controle na produção dos itens e nenhum controle sanitário. Agora, com a criação do SIM, vamos avaliar a sanidade durante o processo de fabricação, que é o mais importante”, destaca o diretor.

Para o médico veterinário e coordenador do SIM, Henrique Galvani de Souza, os consumidores serão os mais beneficiados, “porque eles terão a certeza que o produto está nas normas exigidas pela legislação vigente. É um produto que não vai ter risco de ter nenhuma doença”. Cerca de 20 de produtores estão em processo certificação. O tempo médio para a retirada do selo é de 30 dias, dependendo do ramo de cada atividade inspecionada.

Como obter o SIM

O produtor deve entrar com um pedido no Setor de Protocolo da Prefeitura, localizado na Av. Queiroz Júnior, 653, em horário comercial. A partir deste momento, os funcionários do Departamento de Agropecuária entrarão em contato com o produtor para solicitar os documentos necessários e marcar as visitas técnicas de inspeção.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook