Itabirito é escolhida pelo estado para aprimorar a destinação do lixo

Itabirito,
09 de Junho de 2013

A Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (Feam), órgão do governo do estado, vai promover uma capacitação para que alguns representantes de prefeituras mineiras (um por cidade) façam o curso de capacitação sobre “gestão integrada de resíduos sólidos”.

Em Itabirito, o escolhido, por critérios técnicos estabelecidos pela Feam, foi o coordenador administrativo José Almeida Júnior. O município ficou em segundo lugar entre as várias cidades do estado. Lagoa Santa ficou em primeiro e Jaboticatubas em terceiro.

Com a capacitação, a Prefeitura poderá traçar estratégias para aumentar a vida útil do aterro e aprimorar a coleta seletiva. Essas metas são determinações do estado. Em breve, o município que não seguir as “ordens ambientais” da Feam (que é dar destinação adequada ao lixo) vai perder subsídios estaduais, ou seja, verbas deixarão de vir para as cidades ambientalmente incorretas.

Itabirito está no caminho não só para não perder recursos, mas também para promover mais qualidade de vida à população.

“Atualmente uma de nossas preocupações é manter uma cidade limpa, com a destinação correta do lixo. Isso não pode partir somente da Prefeitura. A população tem de fazer a parte dela. Colocar o lixo no horário correto, não deixar lixo ou entulhos em locais proibidos, participar da coleta seletiva, todos ganham com essas iniciativas”, disse o prefeito Alex Salvador.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook