Itabirito entre os melhores do Brasil

Itabirito,
17 de Dezembro de 2015

Município conquista o 2º lugar no 5º Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade

A Secretaria de Meio Ambiente de Itabirito foi premiada como 2º melhor projeto de sustentabilidade ambiental do Brasil, em premiação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio SP). O secretário de Meio Ambiente, Antônio Generoso e a assessora de gestão e planejamento, Fádua Silva, receberam o prêmio no dia 24 de novembro, em São Paulo.

O projeto “Educação Ambiental e a Sustentabilidade em Itabirito” concorreu na categoria “órgão público” e ficou entre um total de 33 selecionados, divididos em 11 categorias. O projeto é relacionado à construção do Centro de Educação Ambiental (CEA) com o objetivo de fortalecer políticas públicas, projetos e programas que tenham foco ecológico. Em funcionamento há sete anos, o CEA, entre outros resultado obtidos, destaca-se pelo aumento da coleta seletiva e destinação adequada de resíduos no município. Os números saltaram de 3% para 41%.

O Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade conta com a coordenação técnica da Fundação Dom Cabral, e tem como objetivo estimular práticas sustentáveis em projetos que agreguem valor a novos modelos de negócios, serviços e produtos. O quesito “inovação” foi o principal critério na escolha.

Esta é a segunda vez que a Secretaria de Meio Ambiente de Itabirito conquista a premiação. Para o secretário Antônio Generoso, isso é um grande incentivo para seguir em frente. “Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo. E vamos evoluir muito ainda em termos de sustentabilidade”, explica.

“A meta do CEA é expandir cada vez mais os conhecimentos multidisciplinares, usando tecnologias de baixo impacto ambiental buscando ações educacionais voltadas para sustentabilidade. No entanto, o mais importante é a participação popular de maneira efetiva, que transformou Itabirito em uma cidade limpa e arborizada, com destino correto dos seus resíduos sólidos, tratamento de água e esgoto, além de possuir uma juventude educada para ser sustentável e responsável”, ressalta Fádua Silva.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook