Itabirito exalta sua maior joia gastronômica

Itabirito,
16 de Agosto de 2012

Neste fim de semana, 11 e 12 de agosto, acontece a 12ª edição da Festa Pastel de Angu, que será realizada na Praça dos Inconfidentes, área do Julifest. Além de valorizar uma iguaria que é marca cultural da cidade, o evento possibilita a participação ativa de pais, alunos, professores e toda a comunidade. As escolas utilizam as barraquinhas que foram montadas para a Julifest, retomando uma parceria com as Associações Comunitárias e a Secretaria Municipal de Educação. São 16 instituições de ensino envolvidas também na preparação de números artísticos, ensaios especialmente para a ocasião, dando enfoque ao folclore e as tradições regionais.

A Secretária Municipal de Educação de Educação, Denise Gomes Altino, destaca a importância do propósito da festa no cenário turístico e cultural de Itabirito. “Apesar de contar com o apoio de todas as secretarias municipais, a Festa do Pastel de Angu se concretiza graças ao entusiasmo e mobilização da comunidade escolar, que encontra na festa identidade, integração e meio de arrecadação de recursos que são revertidos em projetos importantes para as escolas”, afirma.

Outro destaque são as atrações musicais com destaque ao show com a dupla sertaneja Don & Juan, no domingo. A programação é toda gratuita e são esperadas mais de 15 mil pessoas ao dia na área revitalizada do Julifest. “A Festa do Pastel de Angu é hoje parte do calendário cultural de eventos da cidade, com um público crescente a cada edição e valorizando a cultura e a educação de nosso município,”, destaca a secretária Municipal de Comunicação, Mariana Leão.

O Pastel de Angu

Patrimônio de Itabirito, o Pastel de Angu surgiu na Fazenda dos Portões, no século XIX, quando a cidade ainda tinha o nome de Itabira do Campo. Conta a lenda, que a iguaria foi criada pelas escravas Philó e Maria Conga, que aproveitavam a sobra de angu, principal refeição dos escravos, para complementar a comida. Em uma de suas receitas, elas experimentaram usar um guisado feito com umbigo de banana e restos de carne como recheio para o angu e fritaram o quitute na banha de porco.

A invenção das escravas ficou tão boa, que ganhou espaço na casa grande e, com o passar do tempo, o prato se tornou paixão dos itabiritenses e de turistas que visitam a cidade só para experimentar a delícia. Atualmente, o Pastel de Angu foi aprimorado, com recheios mais sofisticados de carne, queijo, frango com catupiry, bacalhau, carne seca com catupiry e tudo o que a criatividade itabiritense consegue combinar com o angu mineiro. O Modo de Fazer o Pastel de Angu de Itabirito foi reconhecido como Patrimônio Imaterial de Itabirito pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG, em 2011.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook