Itabirito ganha espaço para estudantes com necessidades especiais e dificuldade de aprendizagem

Itabirito,
01 de Julho de 2016

Prédio do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado foi inaugurado no último sábado

A rede municipal de ensino de Itabirito é uma das poucas do Estado que faz um trabalho específico para alunos com necessidades especiais ou dificuldade de aprendizagem. No último sábado (25), o município ganhou um incremento para esse trabalho. Foi inaugurado o novo prédio do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cmaee), que presta auxílio às escolas na identificação e acompanhamento desses alunos, além de apoios administrativos e pedagógicos dos profissionais da Educação Criado em 2013, o Cmaee é um departamento da Secretaria de Educação específico para auxílio ao aluno que necessita de atendimento especializado. O Centro conta com uma equipe diversificada de profissionais, como psicopedagogos, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga e psicóloga, que atuam no auxílio direto aos estudantes e realizando intervenções. O novo prédio do Centro fica em uma região central de Itabirito, em uma rua plana e conta com estrutura mais apropriada, inclusive adaptada para acessibilidade.

O prefeito Alex Salvador esteve presente na inauguração e destacou a importância do Centro para o desenvolvimento dos estudantes na cidade. “Esse tipo de iniciativa acontece em raríssimas cidades e demonstra o compromisso de Itabirito com a Educação. Trata-se de um centro muito importante, com equipe qualificada e que faz diferença para a população. É mais uma área em que o nosso município é destaque, em meio a outras como tratamento de água, de esgoto, qualidade da Educação e da Saúde”, afirma Alex.

Trabalho do Cmaee

As profissionais do Centro atuam em contato direto com as supervisoras das escolas para identificar os alunos que precisam de auxílio. Se ficar identificado que o estudante tem dificuldade de aprendizado, a equipe do Cmaee ajuda a escola a elaborar um programa de apoio específico. Caso o estudante apresente alguma deficiência, a equipe técnica do Centro presta todo o auxílio e pode, inclusive, fazer o encaminhamento para órgãos de saúde da cidade. Por mês, o Cmaee realiza mais de cem atendimentos.

Para a secretária de Educação, Ana Góis, o novo espaço vai facilitar o acesso de pais e estudantes e ampliar a importância do Centro. “A nova sede é mais central e mais ampla. Aqui serão feitos vários trabalhos de intervenção, que demandam mais espaço, como é o caso da terapia ocupacional. A localização também facilita para reuniões e para as visitas que a equipe faz às escolas”, avalia.

2016 de conquistas

A rede municipal de ensino de Itabirito está se estruturando para atender cada vez melhor os estudantes com necessidades educativas especiais ou dificuldade de aprendizagem. Além do novo espaço do Cmaee, foram instaladas, este ano, salas de atendimento especializado em três escolas municipais. Chamadas de salas de recursos, os espaços dão apoio ao aprendizado de estudantes com necessidades especiais e contam com material e equipamentos específicos para auxiliar os alunos.

As escolas que receberam as salas de recursos são a Escola Municipal Guilherme Hallais França, a Escola Municipal José Ferreira Bastos e a Escola Municipal Ana Amélia Queiroz. Os espaços são adaptados para receber crianças com deficiências físicas e intelectuais, transtornos globais de desenvolvimento (autistas e asperges), superdotação e altas habilidades. Entre os equipamentos disponíveis em cada sala estão, por exemplo, lupa para auxiliar o aluno com baixa visão e material escolar adaptado para crianças com dificuldades motoras. Antes da instalação, a única sala de recursos de Itabirito ficava em uma escola estadual.

Itabirito ganha espaço para estudantes com necessidades especiais e dificuldade de aprendizagemItabirito ganha espaço para estudantes com necessidades especiais e dificuldade de aprendizagemItabirito ganha espaço para estudantes com necessidades especiais e dificuldade de aprendizagemItabirito ganha espaço para estudantes com necessidades especiais e dificuldade de aprendizagem
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook