Itabirito ganha o Prêmio INOVASUS 2013

Itabirito,
13 de Dezembro de 2013

Município é o único premiado em Minas e está entre os 15 melhores do país

A Secretaria Municipal de Saúde de Itabirito foi contemplada com o Prêmio Nacional INOVASUS 2013, com iniciativa inovadora na saúde. O prêmio tem como objetivo valorizar, reconhecer e premiar as melhores práticas e/ou inovações relacionadas à gestão do trabalho na saúde, que busquem excelência e inovação, aprimorem a qualidade dos serviços, a melhoria das condições de trabalho e do atendimento no SUS, tendo como público alvo as Secretarias Estaduais, Secretarias Municipais de Saúde e do Distrito Federal, Consórcios Públicos e Fundações Públicas, no âmbito do SUS.

O município de Itabirito foi o único premiado do Estado de Minas Gerais, ficando dentre as 15 melhores iniciativas do país. As outras 14 são Prefeitura Municipal de Sobral (CE), Secretaria Municipal de Campinas (SP), Secretaria de Estado de Alagoas, Secretaria Municipal de Saúde de Natal (RN), Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Prefeitura Municipal de Guarulhos (SP), Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto (SP), Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis (SC), Secretaria de Estado de Saúde do Ceará, Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (AM), Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Norte e Secretaria de Estado de Saúde da Bahia.

O Prêmio INOVASUS 2013 é uma iniciativa do Ministério da Saúde e teve seu resultado divulgado nessa terça-feira, dia 10 de dezembro, muito comemorado na Prefeitura. “Quem olhar para a lista dos 15 vencedores vai perceber como Itabirito se preocupa com a saúde. Estamos lado a lado com grandes prefeituras e estados, somos exemplo”, orgulha-se o prefeito Alex Salvador.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Itabirito foi inscrita na área temática Gestão da Informação do Trabalho no SUS, que tem como objetivo identificar e valorizar metodologias, ferramentas tecnológicas e conhecimentos utilizados em coleta, processamento, armazenamento, distribuição e avaliação do uso da informação, para a gestão do trabalho como apoio na tomada de decisões.

“Nós criamos uma ferramenta tecnológica para o monitoramento do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica por meio da Gestão da Informação para o controle de qualidade e evolução dos resultados. Com ela, nós conseguimos gerenciar o grande volume de informações gerados na saúde e utilizar os recursos materiais de forma mais adequada. Até a nossa estrutura física nós conseguimos utilizar melhor e tudo isso gera melhoria na qualidade do atendimento do usuário do sistema SUS, comemora a diretora de Planejamento Estratégico e Gestão da Saúde, Cristiana de Fátima Gomes dos Reis.

A notícia da premiação foi recebida por todos da Secretaria de Saúde como um grande incentivo e reconhecimento do trabalho. Este é o segundo prêmio que a secretaria recebe nos últimos dois meses, sendo o primeiro relacionado a assistência ao usuário (prêmio do Matriciamento na Atenção Primária) e este último, relacionado a gestão, ou seja, voltada para a melhoria dos processos de trabalho, o que mostra que toda equipe está engajada na busca da excelência tanto na assistência ao usuário, quanto no desenvolvimento de novas práticas. “Fico muito feliz com esses prêmios, pois ambos demonstram o amplo envolvimento e responsabilidade da equipe em relação ao SUS, tanto na gestão, quanto na assistência ao usuário e, desta forma, ficamos mais convencidos que esta é a melhor maneira de alcançar o objetivo da gestão pública, melhorar a qualidade de vida da população”, disse o vice-prefeito e secretário de Saúde, Wolney de Oliveira.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook