Itabirito inaugura o primeiro frigorífico com inspeção sanitária da Região dos Inconfidentes

Itabirito,
25 de Março de 2014

A Prefeitura de Itabirito, em parceria com um grupo de açougueiros da cidade, inaugurou, oficialmente, no dia 14 de março, o Frigoita. O espaço já está funcionando desde dezembro do ano passado, em fase de testes. Este é o primeiro frigorífico da Região dos Inconfidentes, com capacidade para abater 40 suínos e 40 bovinos por dia.

Para viabilizar o empreendimento, a Prefeitura fez a concessão de uso das instalações do antigo matadouro (galpão, pocilgas e currais) para a Frigoita, empresa constituída por um grupo de açougueiros de Itabirito, que investiu mais de R$ 1 milhão nas reformas, adaptações das edificações e compra de equipamentos para o frigorífico. Agora, a população de Itabirito terá a certeza e a segurança de consumir carnes certificadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (Sim) produzidas dentro de rigorosos padrões sanitários e de higiene.

O veterinário da Prefeitura, Samuel Dias, é o responsável pela fiscalização sanitária dos abates dos animais, juntamente com duas auxiliares de inspeção. “Preenchemos uma guia com todas as informações sobre o animal. Quando ele chega ao frigorífico, já sabemos sua procedência. Antes do abate são verificadas todas as condições de saúde do animal para comprovar se a carne pode ser consumida com segurança. As vísceras também são analisadas’’, explica ele. O antigo abatedouro que atendia o município funcionava em condições inadequadas de higiene, e sem assistência técnica de um veterinário.

Para o veterinário do IMA, José Geraldo, esta foi uma grande conquista para a população. “Trabalhamos muito para que este empreendimento fosse realizado. As carnes que saem daqui estão livres de qualquer enfermidade. Agora, o Serviço de Inspeção Municipal responde pelos produtos de origem animal, o que nos dá mais segurança para consumir carne”, revela.

“É necessário que população exija que os açougues vendam carnes certificadas do Frigoita”, explica o secretário municipal de Abastecimento, Agricultura e Pecuária, Antônio Avelar.

“A partir de agora, cria-se uma cadeia de qualidade. Os produtores vão ficar mais atentos quanto aos cuidados com os animais para o abate, que devem estar saudáveis, caso contrário, eles não serão aceitos no frigorífico. A Secretaria de Saúde vai fiscalizar a qualidade das carnes vendidas nos açougues do município. Os produtos devem ser obrigatoriamente certificados”, revela o vice-prefeito e secretário de Saúde, Wolney de Oliveira.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook