Itabirito passa a integrar o Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra do Gandarela

Itabirito,
07 de Julho de 2017

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Antônio Marcos Generoso Cotta e o Diretor de Operações Ambientais, Miguel Ribon Júnior tomaram posse como titular e suplente no Conselho Consultivo do Parque Nacional do Gandarela. A solenidade aconteceu, na última terça-feira (27/06), no Memorial Affonso Penna, em Santa Bárbara, durante a apresentação do regimento interno do Conselho e posse dos demais integrantes. A 2ª Reunião Ordinária do Conselho será realizada no dia 16 de agosto, em Itabirito.

Após a posse, foi realizada a 1ª Reunião Ordinária do Conselho no qual foi aprovado o regimento interno e eleição da secretaria executiva e apresentados os informes gerais. O secretário Generoso Cotta explicou que o Conselho é uma ferramenta importante para deliberação de propostas em prol da preservação do Parque Nacional da Serra do Gandarela.

“Nossa participação nesse Conselho é de grande responsabilidade, pois o parque abrange uma área de 3 mil hectares dentro da região de Itabirito e dada sua importância por possuir campos rupestres e áreas de recarga de aqüíferos”, explicou Generoso. Ele garantiu que não poupará esforços em prol de sua preservação como um dos Conselheiros.

Conselho

O Conselho tem por finalidade contribuir para a efetiva implantação e cumprimento dos objetivos do Parque Nacional da Serra do Gandarela garantindo a gestão participativa, de acordo com a Lei n° 9.985, de 18 de julho de 2000 e com as demais normas vigentes.

Os conselheiros terão como atribuições acompanhar a implementação e revisões do Plano de Manejo da unidade de conservação, garantindo seu caráter participativo; buscar a integração do Parque Nacional da Serra do Gandarela com as demais unidades de conservação e espaços territoriais especialmente protegidos e com seu entorno; propor diretrizes e ações para compatibilizar, integrar e otimizar a relação com a população da região ou do interior da unidade; dentre outros.

O diretor Miguel Ribon Júnior explicou que o parque tem como objetivo garantir a preservação de amostras do patrimônio biológico, geológico, espeleológico e hidrológico associado às formações de canga do Quadrilátero Ferrífero. “Nele se inclui os campos rupestres e os remanescentes de floresta semi-decidual, as áreas de recarga de aquíferos e o conjunto cênico constituído por serras, platôs, vegetação natural, rios e cachoeiras”, finalizou.

O Parque Nacional da Serra do Gandarela, criado através de Decreto em 13 de outubro de 2014, localizado nos municípios de Nova Lima, Raposos, Caeté, Santa Bárbara, Mariana, Ouro Preto, Itabirito e Rio Acima possui uma área de 31.593.11 ha, sendo que o município de Itabirito possui 3.144.942 ha, ou seja, 5,74 % no interior Parque Nacional, que é da unidade de conservação de proteção integral.

Itabirito passa a integrar o Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra do Gandarela
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook