Itabirito, primeira cidade da região a receber o programa Internet para Todos

Itabirito,
29 de Março de 2018

Mais acesso e inclusão digital: Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinou acordo com o prefeito de Itabirito, Alex Salvador.

A Prefeitura de Itabirito, junto ao Governo Federal, assinou o Termo de Adesão ao programa “Internet para todos”, no domingo, dia 25 de março. Com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o evento foi um grande marco para a história da democracia e acessibilidade digital no município.

Durante a solenidade, autoridades estiveram presentes como o prefeito de Itabirito Alex Salvador, os deputados estaduais Alencar da Silveira Jr. (PDT) e Ricardo Faria (PCdoB) e federal Diego Andrade (PSD), além de prefeitos de cidades vizinhas, vereadores e secretários municipais e sociedade civil.

O programa

Com objetivo democratizar o acesso à internet por meio da inclusão social, a iniciativa do governo federal visa levar internet à locais sem conexão, com o intuito de promover mais conhecimento, compartilhamento de informações e diversão à população, bem como melhorar a comunicação e a atuação das gestões municipais.

Para isso, o programa contará com banda larga proveniente do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos do governo federal. Para o ministro, a intenção é que 53 milhões de brasileiros se beneficiem com a ação. “O Brasil tem grande potencial para ser um dos países mais conectados do mundo. O país é um dos poucos que realiza quase todas as declarações de imposto de renda via internet, assim como as eleições, que são 100% digitais, por meio das urnas eletrônicas. Por isso, o país precisa investir na modernização de escolas públicas, hospitais, postos policiais, entre outros. Assim, o programa ‘Internet para todos’ firmou convênios com o Ministério da Defesa, Educação, Saúde e agora chega aos municípios, como Itabirito, garantindo mais acesso e democratização para a população”.

Funcionamento

O programa “Internet para Todos” não oferecerá conexão de internet gratuita para a população, mas fornecerá o sinal à preços reduzidos para que a população possa aderir ao serviço. Outra característica é que as antenas distribuidoras do sinal serão instaladas em regiões que ainda não possuem sinal de internet.

Em apresentação técnica, o assessor da Presidência da Telebras, Alex Sandro Magalhães, explicou o funcionamento do programa. “Com uma capacidade que supera a somatória de todos os satélites da iniciativa privada e com uma vida útil de 18 anos, o SGDC enviará o sinal de banda larga para as antenas com sinal Wi-Fi instaladas nas regiões sem acesso à internet, como é o caso da zona rural. Assim, essas antenas poderão distribuir o sinal a baixo custo em um raio de um quilômetro”.

Parcerias

Na ocasião, foram assinados também os Termos de Adesão para as cidades de Pará de Minas e Pedro Leopoldo. Alex Salvador reiterou a importância da iniciativa. “A vinda do programa ‘Internet para Todos’ para Itabirito, que foi o local escolhido dentre as demais cidades que assinaram o termo, é um grande passo rumo à democratização. Eu não poderia deixar de agradecer a todos que participaram desse processo, em especial, o ministro Gilberto Kassab e o deputado Diego Andrade, que abraçou Itabirito em todas as causas”. O deputado complementou a fala do prefeito. “Esta é mais uma forma de governo federal e municipal se aliarem em prol da democracia, garantindo que o povo tenha acesso e inclusão. Mais uma vez, a população de Itabirito será beneficiada por um projeto ousado e inovador, assim como a Avenida Jose Farid Rahme, que está à todo vapor”.

Itabirito, primeira cidade da região a receber o programa Internet para TodosItabirito, primeira cidade da região a receber o programa Internet para TodosItabirito, primeira cidade da região a receber o programa Internet para Todos
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook