Itabirito realiza primeira Conferência de Promoção da Igualdade Racial

Itabirito,
04 de Agosto de 2017

Evento marcou também a criação do Comitê da Igualdade Racial de Itabirito

Na quarta-feira, 26, a Prefeitura de Itabirito realizou a primeira Conferência de Promoção da Igualdade Racial na Casa de Cultura Maestro Dungas. O evento teve o objetivo de definir políticas públicas na área para os próximos anos e eleger os delegados que participarão da IV Conferência Estadual e farão parte do Comitê Municipal de Promoção da Igualdade Étnica Racial.

Na oportunidade, o prefeito Alex Salvador assinou o decreto que cria o Comitê da Igualdade Racial de Itabirito. “Este momento representa um marco em nossa cidade e o cumprimento de mais um compromisso de campanha. Isto mostra que nossa administração está aberta para o diálogo com os diversos segmentos da sociedade”, disse.

De acordo com o coordenador de políticas públicas da juventude e coordenador geral da Conferência, Leandro Dias, este é o pontapé para uma nova fase de trabalho. “Com a conferência a criação do comitê, começamos o processo de definição das diretrizes e do caminho que vamos seguir a partir de agora”, explica.

Para o presidente da União da Juventude Socialista (UJS), Cleidson Martins, o Dinho, a discussão é de extrema importância. “Itabirito já avançou em alguns aspectos, mas pode melhorar ainda mais. É preciso incluir mais a população negra e periférica nas políticas públicas e acreditamos que este seja o ponto de partida”. “Já trabalhamos a questão racial em Itabirito desde 1988, mas agora, com a criação do comitê, essas questões serão enriquecidas e fortalecidas”, completou o líder do grupo Axé Igba, Antônio Carlos Dias, o Toninho Telefunken.

Propostas com participação popular

As propostas aprovadas no Comitê são frutos de um trabalho interdisciplinar que reuniu representantes das diversas entidades que atuam no município e profissionais de diversas secretarias, como Patrimônio Cultural e Turismo, Esportes, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Saúde e Educação. Os grupos de trabalho discutiram três eixos: trabalho e desenvolvimento econômico e social; cultura, educação e saúde; e juventude e empoderamento, esporte e cidadania.

No total, foram apresentadas e aprovadas quatro propostas para aplicação no Estado, que serão levadas para a Conferência Estadual, e 18 propostas de abrangência municipal. Além disso, foram aprovadas duas moções prepositivas e uma moção de indignação.

A plenária também elegeu seis delegados representantes da sociedade civil e dois do governo para participação na Conferência Estadual e quatro entidades para comporem o Comitê: Bloco Afro Axé Igbá, Grupo de Capoeira Cativeiro, Italgbt e USJ.

Manifestações Culturais

Durante a Conferência, grupos itabiritenses que trabalham a cultura negra, como o Bloco Afro Axé Igbá e o Grupo de Capoeira Cativeiro, fizeram apresentações. Também houve a declamação das músicas Mulheres Negras e Dona Isabel pelos os militantes do movimento negro Fabíola Dandara e Jahi.

Itabirito realiza primeira Conferência de Promoção da Igualdade RacialItabirito realiza primeira Conferência de Promoção da Igualdade RacialItabirito realiza primeira Conferência de Promoção da Igualdade RacialItabirito realiza primeira Conferência de Promoção da Igualdade Racial
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook