Itabirito recebe aparelho de ultrassonografia

Itabirito,
13 de Julho de 2018

1035 exames serão realizados na cidade, representando economia de 52%

Desde a segunda quinzena de junho, os pacientes de Itabirito atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não precisam mais ir a Belo Horizonte ou outros municípios para a realização de exames de ultrassom. Por meio de um consórcio com a Instituição de Cooperação Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba (Icismep), a Prefeitura realizou a compra de 1035 exames para serem realizados no município.

Estão sendo realizados ultrassons ortopédico, endo e transvaginal, cervical, abdominal total, de vias urinárias, articulações, pélvico, inguinal, duplex scan, parede abdominal e de coluna, de acordo com encaminhamento médico. Neste período, os custos com a realização dos exames serão 52% menor, considerando a economia com o transporte das pessoas atendidas e valor dos exames.

O processo de realização desses exames ocorrerá até setembro. A partir daí, um novo quantitativo será contratado via consórcio, já que se trata de uma demanda recorrente.

Aparelho próprio

Para estender o benefício a toda a população, a Prefeitura já iniciou processo licitatório para a aquisição de um aparelho para o Centro de Especialidades Médicas (CEM). O recurso da compra é proveniente de emenda parlamentar que já está em conta. “A expectativa é que estes exames continuem sendo realizados sempre na cidade, eliminando a necessidade de deslocamento”, disse a diretora de atenção secundária, Rosane Galo Ferreira.

Outros benefícios

Além da máquina de ultrassonografia, o CEM também solicitou, via consórcio, o aparelho autorrefrator para facilitar os atendimentos oftalmológicos. Com a utilização, foi possível aumentar cerca de 50 atendimentos semanais. “Além de proporcionar um diagnóstico mais preciso, o equipamento permite que as consultas sejam realizadas de forma mais rápida e, assim, podemos atender mais pacientes”, enfatizou Rosane.

Itabirito recebe aparelho de ultrassonografia
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook