Itabirito recebe premiação por trabalho na área da saúde

Itabirito,
08 de Dezembro de 2013

Projeto da Prefeitura de Itabirito relacionado à saúde mental é contemplado com o Prêmio de Práticas Exitosas na Atenção Primária à Saúde. A premiação, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, é um reconhecimento aos municípios e suas equipes com relação às práticas na Atenção Primária a Saúde (APS), por meio do relato de experiências bem sucedidas na organização dos serviços e processos, e na implementação de estruturas necessárias.

Três projetos de Itabirito foram inscritos. O “Mexa-se”, relacionado à importância da prática de exercícios físicos, o “Tabagismo”, uma forma de incentivo para que as pessoas deixem de fumar, e o “Matriciamento”, que trouxe o prêmio para o município. O trabalho consiste na qualificação dos médicos das equipes de saúde da família, que atendem nas Unidades Básicas de Saúde, como membros atuantes em atendimentos relacionados à saúde mental. Desta forma é possível a descentralização das ações e da atenção em saúde mental do município.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Wolney de Oliveira, recebeu um troféu como reconhecimento pela implantação do projeto.

“É extremamente importante esse prêmio para Itabirito, pois entre os 853 municípios mineiros, apenas 43 foram premiados. O nosso projeto é muito bem conduzido pela equipe de saúde mental juntamente com a atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde, tratando dos pacientes que estão tendo alta do Caps adulto, e daqueles cujos casos envolvendo questões psicológicas não são graves. Esses pacientes não precisam ser encaminhados para o Caps adulto, mas necessitam de acompanhamento, ficando assim aos cuidados da equipe de saúde mental na própria Unidade Básica. Este é o “Matriciamento da Saúde Mental”, explica o secretário.

A premiação foi entregue na terça-feira (26/11) no Minascentro, em Belo Horizonte.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook