Itabirito recebe recursos do Ministério da Integração Nacional

Itabirito,
14 de Fevereiro de 2012

O Ministério da Integração Nacional liberou, na sexta-feira, dia 3 de fevereiro, R$ 100 mil para o socorro e assistência às vítimas das chuvas em Itabirito. Os recursos disponibilizados no Cartão de Pagamento de Defesa Civil poderão ser utilizados para o restabelecimento de unidades habitacionais, por meio de pequenas reformas e aluguéis sociais, além da compra de materiais como lona, botas, capuz, água, colchões, produtos de higiene e limpeza, para atender às famílias vitimadas pelas enchentes. Caso seja necessário, a Prefeitura poderá solicitar ainda uma nova recarga do cartão, no mesmo valor, para contemplar outras despesas emergenciais.

De acordo com o secretário de Planejamento e Captação de Recursos, José Bernardo de Paula, “a expectativa é que Itabirito receba ainda, no início da próxima semana, cerca de R$ 7,3 milhões”. Os recursos foram disponibilizados para a cidade, devido ao envio imediato dos documentos de avaliação de danos, necessários para que o Ministério da Integração Nacional verificasse os estragos na cidade e liberasse os recursos.

Pontes não oferecem risco

A Prefeitura de Itabirito comunica que, após laudo técnico expedido por uma empresa especializada, as pontes da região central da cidade (na rua Dr. Guilherme e na rua João Pessoa) que foram submetidas à força da correnteza, não oferecem risco à população. Além do monitoramento periódico das estruturas, já estão sendo providenciadas ações de recuperação das áreas atingidas pelas enchentes, garantindo segurança e qualidade de vida aos itabiritenses.

Estrutura provisória

Um guarda corpo provisório foi instalado na ponte da Dr. Guilherme, para assegurar os pedestres que passam pelo local. A Prefeitura já está providenciando a instalação de um novo guarda corpo em concreto armado, que será construído logo após o Carnaval, pois não há tempo hábil para concluir a obra até a festa. Portanto, o Circuito Oficial do Carnaval permanece inalterado.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook