Itabirito recebe um dos maiores grupos industriais do Brasil

Itabirito,
11 de Junho de 2012

Grupo Franco Matos busca diversificação com instalação de nova indústria madeireira, que trará mais 100 empregos diretos para o município

O Grupo Franco Matos, reconhecido como o maior grupo no setor de malharia da América Latina, está diversificando sua produção com a instalação de uma nova fábrica em Itabirito. A recém-fundada Madeireira Itabirito será direcionada para o setor de comércio de madeiras em alta escala no seguimento de fabricação de portas pranchetas, esquadrias e janelas.

Para a instalação da indústria no município, o Prefeito Manoel da Mota recebeu em seu gabinete, na quarta-feira, dia 16 de maio, o presidente do Grupo, Márcio José Franco Matos, junto com o presidente da Madeireira Itabirito, Pedro Vianna Mattos, para assinar o Termo de Cessão com Direito Real de Uso por 10 anos dos galpões recuperados pela Prefeitura da empresa IMA Têxtil, que não cumpriu o protocolo de intenções com a administração municipal e teve as suas atividades em Itabirito encerradas. “O ganho para Itabirito é excepcional! Tínhamos no município uma indústria que não cumpriu suas obrigações e faliu, trazendo desemprego. Com a instalação da madeireira, teremos ganhos reais, com mais oportunidades para nossa população”, comemorou o prefeito Manoel da Mota.

Na oportunidade, foi também firmado o protocolo de intenções, em que a Madeireira Itabirito se compromete a empregar, no mínimo, 100 funcionários, sendo que 80% deste valor deve ser obrigatoriamente de itabiritenses. “Com o crescimento econômico de Itabirito, nós vimos uma ótima oportunidade de investimento, pois não há indústria moveleira na região. Além disso, fomos muito bem acolhidos e temos a certeza de um crescimento cada vez maior de nosso grupo por meio desta diversificação”, enfatizou Márcio José Franco Matos, presidente do Grupo. Outro aspecto primordial para a instalação da empresa foi a parte social, com o comprometimento na realização de cursos de capacitação para qualificar a mão de obra local. “A gente se preocupa em trazer para Itabirito pessoas e empresas que somam, que dignificam e que contribuem com a comunidade”, afirmou Geraldo Magno de Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico.

As reformas das instalações que tem 4,8 mil m² já foram iniciadas para que as atividades sejam iniciadas em junho. A perspectiva é a fabricação de mais de 20 mil portas e janelas. A nova indústria fabricará ainda embalagens industriais, escadas em parceria com a Esmig, móveis em chaparia, além de uma moderna serraria para Eucalipto e Pinnus, bem como equipamentos para o tratamento de madeiras em geral.

Os galpões estão localizados no km 75 da Rodovia União Industrial, no bairro Padre Eustáquio, em uma área de 12 mil m². A Prefeitura de Itabirito fez a retomada da área, que foi doada pela gestão anterior para a IMA Têxtil, que decretou falência. O valor da retomada foi de R$ 1,5 milhão, que representa as melhorias feitas durante os poucos anos de instalação da indústria em Itabirito.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook