Itabirito se consagra como a cidade do esporte radical

Itabirito,
02 de Outubro de 2014

Copa Minas Gerais de Motocross é reconhecida como uma das maiores do país. Etapa de Itabirito beneficiou atletas, comunidade, comércio e entidades locais

A Copa Minas Gerais de Motocross retornou à cidade de origem neste último fim de semana, dias 20 e 21. O Córrego do Bação, distrito de Itabirito, recebeu cerca de 15 mil visitantes que puderam acompanhar de perto o esporte, realizado em dois dias de competição.

Para marcar o retorno do torneio à Itabirito, a Prefeitura agendou o GP para o mês de setembro, quando a cidade comemora os 91 anos de emancipação política. “A Copa veio para abrilhantar ainda mais a programação do aniversário da cidade. Pela primeira vez, Itabirito recebeu um evento de tamanha importância dentro do cenário do motocross. Queremos oferecer cada vez mais atividades para a população e ainda incentivar os atletas da cidade que praticam a modalidade”, garantiu o prefeito Alex Salvador.

O organizador do evento e presidente do Moto Clube Cassios Racing, Cássio Marques, é itabiritense e não escondeu o orgulho de trazer a prova novamente para casa. “Há quatro anos realizei uma pequena prova de Motocross em Itabirito. Hoje, a Copa Minas Gerais de Motocross é considerada a maior competição do gênero a nível nacional, com categorias profissionais, grandes nomes do esporte e a maior premiação do país. Além disso, contamos com um público fiel. É muito bom saber que a cidade abraçou e se identifica com esta ideia”, revelou.

Muito além do esporte

Além de incentivar a modalidade na cidade e proporcionar à comunidade um esporte de alto rendimento, a realização do Motocross aqueceu o comércio regional. É o que afirma Bruno Ferreira Queiroz, proprietário da empresa de artigos esportivos Skull Racing. “Notei uma maior procura dos atletas à loja, que fornece produtos para esportes em duas rodas. Motociclistas de todo o país participaram do Motocross e poder divulgar a minha marca, que é de Itabirito, com certeza é um fator muito importante para o crescimento da loja”.

E o crescimento da demanda esportiva não para de surpreender a comunidade e também os lojistas. Em apenas 20 meses de governo, 26 eventos esportivos foram realizados no município. O secretário de Esportes e Lazer, Alessandro Massaini afirmou que Itabirito já é reconhecida como “a cidade dos esportes”.

Solidariedade

De volta à Itabirito, o evento reafirmou o compromisso e o carinho pela cidade. Durante os dois dias de competição, foram arrecadados 4.800 kg de alimentos não perecíveis, destinados a entidades do município, por meio da Secretaria de Assistência Social.

Provas

Seis provas marcaram o primeiro dia da Copa Minas Gerais de Motocross no último sábado, em Itabirito. A competição conheceu seu primeiro campeão na temporada 2014, com o título antecipado do piloto paulista Gustavo Beazim, na categoria Intermediária. Já no domingo, os irmãos paulistas Marcello Lima (Ratinho) e Eduardo Lima (Dudu) ganharam as corridas nas categorias gerais da MX1 e da MX2, respectivamente. Dudu, que conquistou com 141 pontos o primeiro lugar de sua categoria no campeonato, revelou que a pista de Itabirito o atraiu bastante por ser “bem técnica”.

O representante de Itabirito, Rodrigo Senem, desbravou o 5º lugar na categoria MX3 na última volta, ultrapassando Valdinei Marcolin, para garantir seu lugar na competição. Mas quem dominou o pódio nesta categoria foram as mulheres. Mariana Balbi ficou com o primeiro lugar e Stefany Serrão conquistou o segundo.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook