Itabirito se mobiliza contra a gripe

Itabirito,
03 de Maio de 2012

Devem se vacinar maiores de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes e profissionais da saúde. Prazo vai até o dia 25 de maio em todas as unidades básicas

No dia 5 de maio, sábado, Itabirito adere à 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe. Equipes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itabirito estarão mobilizadas das 8h às 17h, nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) dos bairros São José, Nossa Senhora de Fátima, Vila Gonçalo e Santa Rita e em um posto de vacinação montado no Complexo Turístico da Estação.

A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da Influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os públicos alvos da campanha são gestantes (em qualquer período gestacional), pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de dois anos, profissionais de saúde, que trabalham no atendimento contra Influenza.

A vacinação acontece até 25 de maio em todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde, em horário normal de funcionamento, e tem o objetivo de reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza.

A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Itabirito, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

Sobre a doença

A Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, causada pelo vírus influenza, de distribuição global e elevada transmissibilidade. A influenza e suas complicações (principalmente as pneumonias) são responsáveis por um volume significativo de internações hospitalares no país. A Organização Mundial da Saúde estima que existe no mundo cerca de 1,2 bilhão de pessoas com risco elevado de contrair gripe com complicações, sendo 385 milhões de idosos acima de 65 anos de idade, 140 milhões de crianças, e 700 milhões de crianças e adultos com doenças crônicas. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a vacinação pode diminuir em 60% o risco de pneumonia e em cerca de 50% a 68% o risco global de hospitalização, respectivamente.

Prevenção

De acordo com a coordenadora de atenção primária à Saúde da Prefeitura de Itabirito, Sabrina Leite, para “para evitar a contaminação com influenza é necessário ficar atento a manter hábitos de saúde saudáveis: Sempre lavar as mãos com água e sabão, evitar tocar olhos, boca e nariz após contato com superfícies e usar um lenço ao espirrar e tossis”.

Itabirito se mobiliza contra a gripe
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook