Itabirito será sede da nova unidade da Agroceres PIC

Itabirito,
17 de Dezembro de 2015

Unidade de Desenvolvimento genético de suínos funcionará no município

Mais uma grande empresa chega a Itabirito. Desta vez trata-se de uma importante agroindústria Brasileira - a Agroceres PIC - uma empresa que reúne tradição de conhecimentos e inovações em desenvolvimento genético de suínos. A expectativa é de que em setembro de 2016, uma unidade da empresa seja inaugurada em Itabirito.

Representantes da Agroceres PIC estiveram em Itabirito e apresentaram, na última terça-feira (24) no gabinete do prefeito Alex Salvador, o foco dos trabalhos no município.

Será implantada, em Itabirito, uma Unidade de Disseminação de Genes. Um grande centro de referência em tecnologia de genética suína. “Este centro será o melhor e mais avançado em termos de melhoramento genético, da empresa, no Brasil. Lá coletaremos sêmen dos melhores machos” explica o médico veterinário e gerente de desenvolvimento da empresa, Sandro Cardoso de Moura.

A unidade será contará com equipamentos de última geração, e será referência mundial em genética suína líquida de machos e fêmeas.

Para a implantação da Unidade, foi adquirida uma fazenda de 160 hectares na região da Mata. Os processos são totalmente automatizados e mecanizados, por isso não dependem muito de mão de obra humana, mas indiretamente, a empresa necessitará de parceiros locais. Segundo Sandro Moreira “Itabirito será inserido no agronegócio brasileiro”.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Avelar “esse é um novo marco para Itabirito voltado para a agropecuária, o que é somente o pontapé inicial para desencadear outros negócios. A vinda dessa agroindústria é de extrema importância para a diversificação econômica do município, questão que estamos trabalhando incansavelmente”, explicou.

O prefeito Alex Salvador revelou também estar muito otimista com a chegada da Agroceres PIC. “Estamos de braços abertos para receber este novo empreendimento, na certeza que agregará muito ao nosso município e será primordial para o fortalecimento das atividades agropecuárias de Itabirito”.

A implantação da Unidade em Itabirito

Os representantes da Agroceres Pic explicaram que Itabirito foi escolhida para sediar a unidade devido à localização estratégica, pela grande quantidade de mata nativa existente na propriedade, pela ausência de atividade semelhante no município, já que essa é uma das condições para a empresa se instalar em determinada região e por diversos outros fatores propícios. “Até a direção do vento é observada”, explicou o coordenador de genética Livre da empresa, Luis Cândido Alves Rodrigues, que será responsável pela implantação da unidade em Itabirito.

De Itabirito para o Brasil

O centro de Itabirito terá capacidade para abrigar 400 animais reprodutores, e no total até 700 animais, em outras fases do processo.

Por ano, serão 700 mil doses de sêmens, com capacidade para atender até 100 mil matrizes no Brasil. Serão enviados para o abate 2,6 milhões de suínos filhos dos machos reprodutores da unidade de Itabirito, o que significa 286 mil toneladas de carne suína. No total serão atendidos 19,5 milhões de brasileiros que consumirão carne suína originada de Itabirito.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook