Itabirito será um dos destinos do Projeto Caminho Religioso da Estrada Real

Itabirito,
05 de Agosto de 2011

Reconhecida por seu rico patrimônio histórico e cultural, Itabirito recebeu, no dia 27 de julho, a visita de representantes do Governo de Minas e funcionários da empresa Impactur, responsável pelo Projeto Caminho Religioso da Estrada Real. A reunião, com representantes da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, discutiu a oportunidade do município se tornar um dos destinos do projeto. “É muito bom para Itabirito ser reconhecido num projeto tão grandioso como esse. A cidade possui muitas manifestações religiosas que agora poderão ser mais valorizadas”, destaca Ivacy Simões, secretário de Patrimônio Cultural e Turismo.

Oitenta e seis cidades dos estados de Minas Gerais e São Paulo, de Caeté (MG) à Aparecida (SP), estão previstas para fazer parte do roteiro do projeto. A visita à Itabirito teve o objetivo de levantar dados e fazer análise do turismo no município e, de acordo com a analista de turismo da Secretaria de Turismo de Minas Gerais, Graziele Vilela, o projeto ainda está em fase de implementação e reconhecimento dos espaços nos municípios. “Nossa intenção é aproveitar o caminho que já existe na Estrada Real”, enfatiza Graziele. Ainda segundo a analista, a iniciativa será baseada no Caminho de Santiago de Compostela, que é uma rota secular de peregrinação religiosa, que se estende por toda a Península Ibérica até a cidade de Santiago de Compostela, localizada na Espanha.

Nesta primeira etapa, serão realizadas visitas aos municípios para apresentação da iniciativa e recolhimento de dados. “O projeto só será um sucesso se for abraçado pelos municípios que farão parte dele”, conclui Paula Versiani Borges, funcionária da Impactur.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook