Itabirito vai ter o primeiro frigorífico da Região dos Inconfidentes

Itabirito,
01 de Julho de 2013

O matadouro municipal de Itabirito, que funcionou por longos anos, agora é coisa do passado. Na primeira quinzena de julho, a Prefeitura de Itabirito, em parceria com açougueiros da cidade, vai inaugurar o primeiro frigorífico da Região dos Inconfidentes, com capacidade de abate de 40 suínos e 40 bovinos por dia.

Para a viabilização do empreendimento, a Prefeitura fez a concessão de uso das instalações do antigo matadouro (galpão, pocilgas e currais) para a Frigo Ita, empresa constituída por um grupo de açougueiros de Itabirito, que investiu mais de R$ 700 mil na reforma, adaptação das edificações e compra de equipamentos para o frigorífico, que deverá gerar cerca de 30 empregos diretos.

Com a inauguração do frigorífico, a população de Itabirito terá a certeza de consumir carnes certificadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), produzidas dentro de rigorosos padrões sanitários e de higiene. Também será feito um convênio com os serviços de inspeções municipais dos municípios da Região dos Inconfidentes para que as carnes processadas em Itabirito possam ser comercializadas nas demais cidades. O prefeito Alex Salvador destacou a importância do empreendimento para o município e falou de planos futuros. “É mais uma grande conquista. Neste primeiro momento, o volume do abate é para atender a demanda de Itabirito, mas a nossa intenção é que a produção aumente e atenda toda a região”. O secretário de Agricultura e Pecuária de Itabirito, Antônio Avelar, também tem planos. “Queremos integrar o frigorífico municipal com o programa de merenda escolar. Nossa intenção é que eles também forneçam carne para as escolas do município”.

Vistoria

Na última terça-feira, 18, o frigorífico recebeu a visita de fiscais agropecuários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que vieram fazer uma vistoria no estabelecimento para a liberação de funcionamento. A inspeção foi acompanhada pelo secretário de Agricultura e Pecuária de Itabirito, Antônio Avelar, pelo médico veterinário Samuel Henrique Costa, responsável pelo SIM de Itabirito, pelo representante do Frigo Ita, Glauco Lopes Simões. Segundo a fiscal de agropecuária e médica veterinária do IMA, Moísa Lasmar, após a reforma, houve uma mudança radical em relação a última vistoria feita há um ano. “Mudou bastante. Até parece que é outro estabelecimento. Agora existem condições para ser liberado”. O frigorífico deve iniciar suas atividades a partir da segunda quinzena de julho.

Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook