Joias em pedra-sabão

Ouro Preto,
01 de Julho de 2016

A forma como a pedra sabão é amplamente utilizada tanto na arquitetura colonial como no artesanato local ouro-pretano despertou a atenção de alunos e professores do curso técnico em Joalheria do IFMG – Campus Ouro Preto. Em visitas técnicas a pequenos distritos da cidade histórica, eles perceberam, também, que o artesanato gera resíduos que não podem ser reaproveitados, principalmente por terem tamanho reduzido. Daí veio a inspiração para a exposição “Joias em pedra-sabão: diálogo entre o barroco e o contemporâneo”, que irá apresentar uma coleção de joias elaboradas e confeccionadas por formandos e estudantes do curso.

“Como na joalheria utilizamos minerais de tamanho reduzido, achamos oportuno propor um desafio aos alunos: que em seus projetos de joias fossem utilizados, de alguma forma, os resíduos de pedra-sabão”, conta a professora Victória Carolina Pinheiro Lopes Dias. Tomando por referência estética os elementos culturais e identitários da cidade histórica de Ouro Preto, o trabalho teve início em uma aula de campo sobre arquitetura colonial no Centro Histórico e em bairros tradicionais da cidade.

A exposição tem organização dos professores Benedito Matozinhos Deveza (ourivesaria), Gilberto José Abreu Machado (gemologia e lapidação) e Victória Carolina Pinheiro Lopes Dias (design de Joias) e ficará em cartaz no Centro Cultural FIEMG, na Praça Tiradentes, nº4, no Centro de Ouro Preto. A visitação será de 2 a 10 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

Joias em pedra-sabão - Foto de Victória DiasJoias em pedra-sabão - Foto de Victória Dias
Comments powered by Disqus

Newsletter

Acompanhe-nos

Encontre-nos no Facebook